16/11/2023 às 12h38min - Atualizada em 17/11/2023 às 00h00min

Evento “Educação, literatura, cultura para uma sociedade mais inclusiva” traz Martha Sales à Casa Poéticas Negras durante a FLIP

Autora de “Okum D’orin" falará sobre literatura negra, letramento e identidade: confira agenda.

Alex Yan da Costa Mendes
Assessoria de imprensa da autora
Arquivo pessoal

A Iyalorixá, professora e escritora Martha Sales, estará presente na Casa Poéticas Negras, durante a FLIP  - Festa Literária Internacional de Paraty, no dia 23 de novembro, a partir das 14h30, para falar numa mesa de debate e discussão sobre a importância da educação, da literatura negra, letramento, identidade e da cultura como ferramentas para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

O evento “Educação, literatura e cultura para uma sociedade mais inclusiva” conta também com as falas de Nelson Maca e Amauri Queiroz que comporão a mesa com a escritora Martha Sales abordando diversos temas como a representatividade na literatura, a inclusão de diferentes perspectivas e vozes, a valorização da diversidade cultural e a importância da educação como instrumento de transformação social. 

"Dos três anos da Casa de Poéticas Negras na FLIP, esse é o segundo ano que estarei nesse aquilombarSe, e isso é muito significativo para o movimento antirracista ao qual me proponho nas lutas que assumo. Essa Casa/quilombo é esse lugar  para fortalecer nossas narrativas literárias e artísticas no enfrentamento ao racismo em suas diversas formas, para uma sociedade mais inclusiva e igualitária, protagonizando a meu ver, um movimento muito especial e fundamental em sua forma de ser acolhedor e transformador, e não por acaso, tem se destacado na FLIP como esse espaço potente para a literatura negra e afro referenciada"., explica Martha Sales. 

Martha Sales apresentará também o seu livro “Okum D’orin: A poesia que vem do mar”, primeiro registro poético publicado da autora que, por meio de momentos de imersão nas águas férteis de Sergipe, Estado onde nasceu, traz a sua voz e potência de suas palavras escritas que realizam uma sinergia com a transparência, frescor e leveza, própria da fluidez das águas, bem como de sua prosa poética dando vida à interpretação dessa escuta, que se formam diálogos que os leitores podem conferir nesta obra. 

A Casa Poéticas Negras, rua Comendador José Luiz, 398, centro histórico de Paraty, é um espaço dedicado à promoção da literatura afro-brasileira e à valorização da cultura negra e sediará este evento no dia 23 de novembro, três dias após o 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado no Brasil e formalizado nacionalmente no ano de 2011, data criada para relembrar as lutas dos movimentos negros pelo fim da opressão e da escravidão.

 

SERVIÇO:

Evento “Educação, literatura e cultura para uma sociedade mais inclusiva”: mesa de debate e discussão sobre a importância da educação, da literatura negra, letramento, identidade e da cultura. 

Onde: FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty - Casa Poéticas Negras: Rua Comendador José Luiz, 398, centro histórico de Paraty, no Rio de Janeiro. 

Dia 23 de novembro de 2023, a partir das 14:30.

Presença confirmada da autora Martha Sales.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.