17/11/2023 às 13h31min - Atualizada em 18/11/2023 às 00h00min

Dia da Consciência Negra: Ecos da ”Negritude” Uma Homenagem Poética

Jo Ribeiro
Fonte W7 Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal Foto Crédito Iva Santanna/Obra ilustrada e Produção Cassiano Araújo
Fonte W7 Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal Foto Crédito Iva Santanna/Obra ilustrada e Produção Cassiano Araújo
Dia da Consciência Negra: Ecos da ”Negritude” Uma Homenagem Poética. Obra ilustrada e Produção Cassiano Araújo e Produção Foto Crédito Iva Santanna

No pulsar ritmado das palavras, emerge a voz de uma autora dedicada a tecer versos que transcendem o tempo e celebram a riqueza da negritude. Em sua jornada literária, ela se torna uma artesã da linguagem, entrelaçando a poesia com os matizes vibrantes da cultura afrodescendente.
 
 

Nos recantos de sua alma, essa escritora Jo Ribeiro, encontra inspiração nas raízes profundas que se estendem pelo dia a dia. Cada palavra é um elo, uma ponte que conecta passado e presente, narrando a história de um povo resiliente que desafia as sombras da opressão e floresce sob a luz da autoafirmação.
Sua caneta, como uma lança afiada, desbrava os caminhos da negritude, revelando a beleza intrínseca que reside na diversidade de tons de pele, nos cachos que dançam ao vento e nas tradições que resistem ao teste do tempo. Cada poema é uma ode à força silenciosa, porém inquebrantável, que habita aqueles que carregam consigo a herança de uma ancestralidade vibrante.

No Dia da Consciência Negra, essa autora ergue sua voz poética em um coro de celebração e resistência. Seus versos são um convite à reflexão, uma chamada para reconhecer e apreciar a contribuição inestimável da comunidade negra à construção da identidade nacional. Ela desafia estereótipos, quebra correntes invisíveis e proclama a importância de abraçar a riqueza da diversidade étnica que molda a tapeçaria da sociedade.

Ao imergir nas páginas de sua obra, somos guiados por um labirinto de emoções que nos leva a compreender não apenas a história da negritude, mas também a vitalidade pulsante que impulsiona a cultura afrodescendente.

Cada poesia é um ato de resistência, uma afirmação de identidade e uma contribuição valiosa para a construção de uma consciência coletiva mais justa e inclusiva.

Neste Dia da Consciência Negra, somos convidados a celebrar não apenas a data, mas a beleza da diversidade que nos une como seres humanos.

A autora, Jo Ribeiro com sua maestria poética, nos presenteia com uma visão ampliada do que significa ser negro, enriquecendo nossa compreensão e fortalecendo os laços que nos conectam como uma única humanidade.

 

Livro Poesias Sob O Meu Olhar onde adquirir na Livraria da Villa no Shopping JK em São Paulo ou direto com a Autora pelo Instagram: https://www.instagram.com/joribeirooficial/


Fonte W7 Assessoria de Imprensa – Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal Foto Crédito Iva Santanna / Obra ilustrada e Produção Cassiano Araújo

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.