17/11/2023 às 10h30min - Atualizada em 18/11/2023 às 00h00min

Os Riscos das Promessas Ilusórias na Busca pela Imigração nos Estados Unidos.

Um estrangeiro que fica nos Estados Unidos sem status por mais de 180 dias fica proibido de entrar novamente nos EUA .

Samantha di Khali Comunica
Divulgação
Atualmente, a imigração para os Estados Unidos é motivada principalmente pela busca por oportunidades de emprego, avanço na carreira e uma vida melhor; desastres naturais e condições climáticas extremas; crises políticas e socioeconômicas; e perseguições étnicas e religiosas. Com tantos motivos e aspirações para realizar o sonho de viver nos Estados Unidos em busca de uma vida melhor, muita imigrantes, incluindo brasileiros, acabam acreditando em promessas e soluções "fáceis" oferecidas por empresas de assessoria e consultoria de imigração que, com base em vistos específicos de trabalho (EB-1, EB-2, EB-3), prometem o tão desejado Green Card.
A situação piora quando falsos recrutadores de mão de obra, traficantes de seres humanos, supostos consultores jurídicos, influenciadores de redes sociais e até mesmo autodenominados "treinadores de migração" aplicam golpes. A maioria dessas iniciativas oferece aconselhamento jurídico, vistos de trabalho, asilo político ou métodos para atravessar a fronteira entre os EUA e o México, sem qualquer garantia real do que está sendo oferecido. A desinformação e as fraudes continuam a se proliferar, com muitos se aproveitando de plataformas como WhatsApp, Facebook e perfis do Instagram para oferecer serviços de assistência nos procedimentos de imigração. O dinheiro perdido por pessoas afetadas por fraudes varia de 10 a 30 mil dólares por pessoa.
Recentemente, surgiu na comunidade de imigrantes a ideia de que imigrantes ilegais poderiam se legalizar nos Estados Unidos por meio de vistos de trabalho, assim como um estrangeiro pode solicitar asilo e, posteriormente, obter o Green Card por meio de uma mudança de status para um visto de trabalho. No entanto, isso não é verdade. De acordo com a advogada de imigração Ingrid Domingues McConville, quem está ilegal não pode ajustar seu status por meio de vistos de trabalho (conhecidos como EB's). Em todos os vistos EB, o ajuste de status requer que o solicitante esteja no país com status legal no momento em que solicita a mudança de status. Nem mesmo o visto EB-3, no qual a pessoa tem um empregador disposto a contratá-la, permite legalizar um estrangeiro que esteja fora de status. Portanto, quem está ilegal NÃO pode ajustar seu status com base em petições de visto de trabalho EB. Infelizmente, há muitos casos em que o imigrante acredita nesses procedimentos, paga o processo inteiro e descobre tarde demais que NÃO receberá nenhum Green Card.
Um estrangeiro que fica nos Estados Unidos sem status por mais de 180 dias fica proibido de entrar novamente nos EUA por um período de 3 anos. Se ele ficar fora de status por mais de 365 dias, fica impedido de entrar por 10 anos. A ação mais importante para se proteger contra golpes, fraudes e desinformação é ficar atento a sites, redes sociais ou grupos que oferecem facilidades e garantias irreais. Desconfiar de informações de estranhos e pesquisar sobre pessoas que foram prejudicadas ou enganadas deve ser levado em consideração. E ao pagar por algum serviço, certifique-se de entender completamente o que receberá em troca antes de concordar ou assinar qualquer contrato.
Para informações corretas e concretas entre em contato pelo instagram: @dmvisalaw

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.