17/11/2023 às 16h39min - Atualizada em 18/11/2023 às 00h00min

Prestes a ser lançado durante FLIP, na Casa Gueto, “O corpo sabe que é terça, mas se distrai” traz poemas sobre as complexidades humanas

Um mergulho na poesia: Girlene Verly apresenta uma reflexão sobre a vida e a sociedade com a sua obra

Alex Yan da Costa Mendes
Assessoria de imprensa da autora
Arquivo pessoal

A poeta mineira Girlene Verly está prestes a lançar seu livro durante a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty). Intitulado "O corpo sabe que é terça, mas se distrai". Ele será apresentado ao público na Casa Gueto, no dia 24 de novembro, sexta-feira, às 10h, onde a autora estará presente e receberá os seus leitores para autografar a obra.

Neste trabalho de prosa poética, Girlene Verly aborda uma variedade de temas como corpo, filosofia, autoconhecimento, memória coletiva, feminino, sociedade patriarcal, mulher, maternagem e família. 

Com a sua formação em Dançaterapia, mestrado pela Universidade Federal de São João del-Rei, além de doutorado em Letras, pela Federal de Minas, a autora traz uma perspectiva única sobre a vida e a sociedade em que vivemos por meio de palavras inspiradoras e nas reflexões profundas que permeiam as páginas do livro.

"O corpo sabe que é terça, mas se distrai" explora a relação entre o corpo e mente e os afetos tanto positivos quanto negativos dessa combinação. A obra celebra a vida e a beleza das relações humanas.

A FLIP é reconhecida internacionalmente como um dos principais eventos literários do Brasil, e a presença de Girlene Verly e sua obra prometem enriquecer ainda mais essa celebração da literatura.

“O que eu venho buscando na minha dança, também busco na literatura. Um espaço de presença, de corpo e voz. Não somos invisíveis, como mulheres temos um corpo “marginal”, sempre beirando o escândalo, o ridículo e o proibido. Até a natureza dita nossos corpos, mas revisitando nossos ancestrais, suas derrotas e conquistas, vamos nos  fortalecendo de mãos dadas com nossas contemporâneas. A dança e a escrita surgem, nesse sentido, como elementos catalisadores, pontes do nosso corpo que precisam de um espaço de expressão e liberdade”, explica Girlene Verly.   

 

Presença também confirmada no Espaço Leia Mais na programação oficial da FLIP:

Girlene também vai participar da intervenção artística e sarau “Elas na Voz e na Vez”, uma iniciativa de dez mulheres escritoras dos mais variados gêneros marcada para acontecer no dia 25 de novembro, sábado, das 21h às 23h. Com uma proposta literária e cultural inovadora, o evento promete encantar o público com uma intervenção artística e um sarau repleto de talentos femininos. O local escolhido para sediar o encontro de mulheres escritoras é a casa Espaço Leia Mais, situada na Rua da Lapa, 366, na Galeria Colibri, sala 07, no Centro Histórico da cidade de Paraty. 

 

Algumas reflexões dos poemas do livro “O corpo sabe que é terça, mas se distrai”:

Em “Corpoema”, um dos poemas da autora, Girlene brinca com as palavras e explora a interconexão entre corpo, linguagem e a expressão artística. O poema descobre o corpo como uma forma, uma palavra e uma força que evoca emoção e excitação. Ao mesmo tempo, o corpo é retratado como silêncio, como algo que retém o tempo e alonga os versos através dos dedos. 

Já em “Que mundo é esse?”, a autora parece questionar a natureza do mundo em que vivemos e a forma como somos constantemente julgados e suspeitos, independentemente de nossas ações ou características. Ela nos leva a refletir sobre a ideia de culpabilidade ou inocência, sugerindo que somos rotulados e estereotipados com base em fatores como origem, pertencimento a um grupo ou mesmo nossa própria existência. 



Sobre a autora: Girlene Verly é Poeta mineira. Formada em Dançaterapia, graduada e mestre pela UFSJ e doutora em Letras pela UFMG. Participou de antologias de contos e poesias, revistas literárias e acaba de publicar “O corpo sabe que é terça, mas se distrai” pela Folheando. Foi selecionada para uma publicação na Patuá e para as Antologias “Nós” do Selo Off Flip 2023.





 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.