19/11/2023 às 10h34min - Atualizada em 20/11/2023 às 00h00min

BOLETIM DA SITUAÇÃO DAS CHUVAS NO ESTADO – 19/11/2023 – 10H

Veja como está a previsão do tempo e o funcionamento dos serviços públicos e concedidos nesta manhã de domingo

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/boletim-da-situacao-das-chuvas-no-estado-19-11-2023-10h/

O trabalho do gabinete para pronta resposta à população em caso de danos severos à infraestrutura ou catástrofes decorrentes de eventos climáticos extremos segue neste domingo (19).

Ao longo da noite de ontem e as primeiras horas do dia de hoje, foram registradas áreas de instabilidade em diferentes regiões do estado. Na Capital, a chuva intercalou momentos de intensidade moderada e fraca, acompanhada de ventos fortes que causaram a queda de algumas árvores e a interrupção temporária da operação do aeroporto de Congonhas. De acordo com dados das estações oficiais, foram registrados ventos de 71,6 km/h na Zona Sul da capital. Já a maior rajada no estado foi registrada em Ourinhos com 87,8 km/h.

Na Avenida das Nações Unidas, uma árvore caiu sobre um carro e duas pessoas tiveram escoriações leves. Na Rua Dom Armando Lombardi, na Vila Progredior, outra queda de árvore prejudicou o tráfego. As equipes da subprefeitura estão no local para a liberação da via. Até o momento, há o registro de queda de cerca de 100 árvores na capital.

Na região de Campinas, a chuva foi acompanhada de descargas elétricas. Também houve chuva na região de Sorocaba, Itapeva, na Baixada Santista e na região de Jundiaí. No início da manhã, alguns núcleos se formaram na região do Vale do Ribeira e no Litoral Norte, contribuindo para a ocorrência de chuva fraca a moderada, acompanhada de vento e raios.

Estradas
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informa que não existem pontos de bloqueio nas rodovias estaduais neste momento. As ocorrências registradas em razão das condições climáticas adversas no sábado foram encerradas após o trabalho das equipes do departamento.

Previsão do tempo

A previsão do tempo para esse domingo é de pancadas de chuva generalizada em todo estado. As precipitações podem variar de moderada à forte intensidade e ser seguidas por raios, ventos e eventualmente granizo.

Nas regiões litorâneas, a chuva será persistente ao longo do dia e as temperaturas ficarão mais amenas principalmente nas cidades da faixa leste paulista. Na região de Bauru, a previsão é de chuva intensa também, com acumulados expressivos.

Na Capital, há condições para tempestades a qualquer momento do dia. Na parte da tarde, as temperaturas podem chegar a 26°C, esfriando ao anoitecer, com mínima de 19°C. O risco para transtornos é elevado em todo o território paulista, sendo recomendado atenção redobrada às áreas e estruturas mais vulneráveis.

Recomendações

A Defesa Civil recomenda que a população fique atenta a mudanças bruscas no clima e tome precauções em caso de chuva forte ou rajadas de vento. Evite áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores, e mantenha-se informado por meios oficiais para receber informações atualizadas sobre as condições climáticas e possíveis alertas.

Ao identificar sinais de ventos intensos, busque abrigo em locais seguros e longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas. Antecipe-se a possíveis incidentes verificando a estabilidade de árvores próximas à sua residência – caso identifique riscos, acione autoridades competentes para avaliação e providências.

Certifique-se de que objetos soltos em áreas externas, como móveis de jardim e utensílios, estejam devidamente guardados para evitar danos materiais e acidentes. Na condução, reduza a velocidade em condições adversas, mantendo distância segura de outros veículos, e esteja atento a possíveis bloqueios viários devido a quedas de árvores e alagamentos.

As autoridades estaduais também recomendam que cada prefeitura avalie a necessidade, de acordo com as condições climáticas locais, de suspensão ou cancelamento de atividades e eventos públicos ou privados ao ar livre.

Abastecimento de Água
A Sabesp informa que, devido à falta de energia elétrica em decorrência das chuvas, o sistema de bombeamento foi interrompido, afetando o abastecimento de água em trechos dos municípios de Embu das Artes, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires. A Companhia está realizando manobras operacionais para reduzir o impacto e direcionando caminhões-tanque para os pontos mais afetados.
A Sabesp lamenta os transtornos e pede a colaboração dos moradores no uso consciente e sem desperdícios da água armazenada nas caixas residenciais.
A Companhia está à disposição dos clientes pelo telefone 0800-0550195, pela Agência Virtual, através do site www.sabesp.com.br, pelo aplicativo Sabesp Mobile e pelo WhatsApp (11) 3388 8000.

Transporte
De acordo com a ViaMobilidade, a Linha 9-Esmeralda opera normalmente neste momento. Das 21h20 até às 22h20 de ontem (18) houve circulação de trens apenas entre as estações Osasco e Berrini. Até às 23h35, a circulação foi entre as estações Socorro e Osasco. A situação ocorreu devido a falha no sistema elétrico na região de Jurubatuba, causada pelas condições climáticas no local e objetos metálicos arremessados na rede aérea.
Os passageiros foram orientados por meio de avisos sonoros e pelos Agentes de Atendimento e Segurança (AAS) nas estações.

O post BOLETIM DA SITUAÇÃO DAS CHUVAS NO ESTADO – 19/11/2023 – 10H apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.