20/11/2023 às 17h43min - Atualizada em 21/11/2023 às 00h00min

Fatec Votorantim implanta novo curso de Ciência de Dados para Negócios

Unidade localizada na Região de Sorocaba oferece 35 vagas no período da noite para nova graduação; inscrições para o Vestibular até 12/12

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/fatec-votorantim-implanta-novo-curso-de-ciencia-de-dados-para-negocios/
Curso de três anos será essencialmente prático, com aplicação da teoria no desenvolvimento de projetos (Foto: Freepik)

Os interessados em prestar o Vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) para o primeiro semestre de 2024 passaram a contar com mais três novas opções de graduação – totalizando 93 cursos superiores de tecnologia. Uma delas será oferecida pela Fatec Votorantim, localizada na região de Sorocaba: Ciência de Dados para Negócios.

“A ampliação do nosso catálogo de cursos é fundamental para atender às constantes atualizações dos diversos setores produtivos. Desta forma, mantemos a oferta de formação profissional e tecnológica de qualidade em sintonia com as demandas da sociedade”, comenta o coordenador da Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu) do Centro Paula Souza (CPS), Rafael Ferreira Alves.

Com 35 vagas no período da noite, a nova graduação da Fatec Votorantim se propõe a formar tecnólogos aptos a compreender as características gerais e específicas de empresas dos mais diversos setores, bem como utilizar a ciência de dados para propor solução de problemas e indicar estratégias de inovação e crescimento.

“É uma jornada de descoberta sobre como o conhecimento pode impulsionar decisões estratégicas de negócios”, explica o coordenador do curso, Dilermando Piva Junior.

De acordo com o educador, durante os três anos de curso, os alunos vão explorar técnicas, das mais básicas às mais avançadas, de análise de dados e aprendizagem de máquina, explorando o tripé entendimento do negócio, matemática e estatística, e computação.

“É um curso essencialmente prático. Em todas as disciplinas o estudante estará no laboratório de informática, na frente do computador, aplicando a teoria no desenvolvimento de projetos integradores”, informa Piva.

O coordenador afirma que a demanda por essa categoria de tecnólogo é alta no mercado de trabalho. “Temos observado que todas as empresas, seja de médio ou grande porte, têm uma ou mais áreas trabalhando com ciência de dados, mesmo que seja de forma terceirizada. A tendência de empregabilidade deste profissional é bastante promissora”, conclui.

Vestibular

Além de Ciência de Dados para Negócios, a Fatec Votorantim oferece mais duas graduações: Controle de Obras e Desenvolvimento de Software Multiplataforma, ambas com 35 vagas no período da noite.

Ao todo, a região de Sorocaba conta com 2.025 vagas distribuídas por unidades localizadas nos seguintes municípios: Botucatu, Itapetininga, Itu, São Roque, Sorocaba, Tatuí e Votorantim.

As Fatecs oferecem 19.445 vagas para as unidades de todo o Estado de São Paulo. Deste total, 14.581 são destinadas ao Vestibular e 4.864 vagas aos candidatos do Provão Paulista. São 93 opções em cursos superiores de tecnologia, que têm duração mínima de três anos.

Mais novidades

Os outros dois novos cursos do Vestibular para o primeiro semestre de 2024 são oferecidos pela Fatec São Paulo, localizada no bairro do Bom Retiro, na Capital: Paisagismo e Jardinagem, com 40 vagas, no período da tarde; e Produção Cultural, com 40 vagas, no turno da manhã.

Inscrições

Para concorrer a uma das 19.445 vagas do Vestibular das Fatecs em todas as regiões do Estado, é necessário ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula seja comprovada a conclusão do curso.

A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site vestibularfatec.com.br, até as 15h do dia 12 de dezembro. É necessário preencher a ficha de inscrição, o questionário socioeconômico e pagar a taxa de R$ 84 em dinheiro, em uma agência bancária de sua preferência, ou via internet, pelo aplicativo bancário ou ainda com cartão de crédito, por meio da ferramenta getnet disponível na internet. O pagamento deve ser feito até a data de encerramento das inscrições.

No momento da inscrição, o candidato deve escolher um curso em primeira opção e, caso seja do interesse, optar por um curso para segunda opção, em qualquer Fatec e período. Os cursos, as vagas, os períodos e as unidades participantes estão disponíveis no site do processo seletivo.

As Fatecs disponibilizam computador e acesso à internet a quem quiser fazer a inscrição no vestibular. Cabe ao interessado entrar em contato com a unidade para saber datas e horários de atendimento.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Fatec Votorantim implanta novo curso de Ciência de Dados para Negócios apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.