21/11/2023 às 14h09min - Atualizada em 22/11/2023 às 00h00min

Time SP Paralímpico conquista 36 medalhas para o Brasil nos jogos do Parapan

São 61 atletas apoiados pelo Governo de SP participando da competição em Santiago, Chile; 20 das medalhas obtidas pelo Time SP foram de ouro

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/time-sp-paralimpico-conquista-36-medalhas-para-o-brasil-nos-jogos-do-parapan/
Mariana D’Andrea é ouro em halterofilismo (Foto: Marcelo Zambrana/CPB)

O Time São Paulo Paralímpico conquistou 36 medalhas para o Brasil nos primeiros dias dos Jogos Parapan-Americanos que estão ocorrendo em Santiago, no Chile. Já são 20 medalhas de ouro, 13 de prata e três de bronze conquistadas pelos atletas de ciclismo, halterofilismo, judô, natação e tênis de mesa do Time SP que competiram entre sábado (18) e segunda-feira (20). Com estas conquistas, o Brasil lidera o quadro de medalhas, com 127 no total – 55 de ouro, 38 de prata e 34 de bronze.

“O Brasil é uma potência mundial nos esportes paralímpicos e o nosso Time São Paulo Paralímpico contribui com essa história. Nossos atletas estão deixando uma marca incrível nesta competição e, com as medalhas obtidas até agora, se eles representassem um país estariam em segundo lugar, só perdendo para o próprio Brasil em medalhas de ouro. O Time SP sozinho conquistou 20 medalhas de ouro, mais do que EUA e Colômbia, com 14 e 12 no total até ontem, respectivamente”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, que está acompanhando os atletas do Time SP no Parapan.

Na sexta-feira (17), os atletas Mariana D’Andrea, do halterofilismo, e Claudiney Batista, do atletismo, ambos do Time SP Paralímpico, foram escolhidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para representar o Brasil durante a abertura do Parapan e carregaram a bandeira do país.

No sábado (18), os atletas do Time SP competiram nas modalidades de tênis de mesa, natação e halterofilismo e conquistaram oito medalhas de ouro, quatro de prata e um de bronze. Destaque para o tênis de mesa que contou com a vitória de sete participantes do Time SP, a modalidade de natação com cinco vitórias e a de halterofilismo com uma. No domingo (19), os atletas que competiram nas categorias de ciclismo, judô e natação conquistaram 10 medalhas, sendo cinco de ouro, três de prata e duas de bronze. Subiram ao pódio um atleta de ciclismo, cinco de natação e quatro de judô.

Nesta segunda-feira (20), 13 esportistas conquistaram sete medalhas de ouro e seis de prata, sendo quatro para natação e nove para o tênis de mesa.

Os atletas do Time São Paulo Paralímpico seguem disputando diversas categorias nesta terça-feira (21), como a bocha, na fase classificatória, o goalball e a natação. Até ontem (20), o Brasil se mantém em primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Na última edição em Lima, em 2019, o Brasil conquistou a primeira posição do quadro de medalhas ao alcançar a marca inédita de 308 medalhas, sendo 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze.

Confira abaixo a relação dos medalhistas do Time São Paulo Paralímpico entre os dias 18 e 20 de novembro.

18/11
Tênis de mesa
Paulo Salmin (ouro)
Danielle Rauen (ouro)
Marliane Amaral (ouro)
Israle Stroh (prata)
Lucas Carvalhal (prata)
Joyce de Oliveira (prata)
Jennyfer Parinos (prata)

Natação
Cecilia Jeronimo – S8 (ouro)
Lucas Lamente – SB9 (ouro)
Ana Karolina – S14 (ouro)
Phelipe Andrews – S10 (ouro)
Talisson Glock (bronze)

Halterofilismo
Mariana D’Andrea (ouro)

19/11
Natação
Ana Soares – 100 costas (Ouro)
Lucas L Mozela – 200m Medley (Ouro)
Talisson Glock – 100m Livre (Ouro)
Cecilia Jeronimo – 100m costas (Prata)
Phelipe Andrews – 200m Medley (Bronze)

Ciclismo
Lauro Chaman (Prata)

Judô
Lucia da silva (Ouro)
Harlley Pereira (Ouro)
Elielton L de Oliveira (prata)
Giullia dos Santos (Bronze)

20/11
Natação
Esthefany De Oliveira Rodrigues – 50m Borboleta (Ouro – Recorde Parapan-Americano)
Gabriel Cristiano Silva De Souza – 100m Borboleta (Ouro)
Talisson Henrique Glock – 200m Medley (Prata)
Cecilia Kethlen Jeronimo De Araujo – 100m Borbo (Prata)

Tênis de Mesa
Joyce Oliveira e Catia da Silva (Ouro)
Jennyfer Parinos e Israel Stroh (Prata)
Lucas Carvalhal (Prata nas duplas)
Daniele Rauen e Jennyfer Parinos (Ouro)
Catia Oliveira e Lucas Carvalhal (Ouro)
Daniele Rauen (Ouro nas duplas mistas)
Paulo Salmim e Israel Stroh (Prata)
Joyce Oliveira (Dupla Mista) (Ouro)
Marliane Santos (Prata nas duplas)

O post Time SP Paralímpico conquista 36 medalhas para o Brasil nos jogos do Parapan apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.