22/11/2023 às 11h28min - Atualizada em 22/11/2023 às 12h00min

6 dicas para reconhecer um perfil de liderança ágil na sua equipe

Identificar perfis de liderança ágil pode refletir positivamente no foco e assertividade agregado a performance da empresa

PR
Freepik

A liderança ágil é uma abordagem que enfatiza a flexibilidade, a colaboração e a adaptação a mudanças. Seus principais aspectos consistem em promover colaboração e autonomia, adaptação a mudanças constantes e foco em entrega rápida de valor para os clientes. Segundo pesquisa realizada pela consultoria Zippia, 83% das organizações acreditam na importância de desenvolver líderes em todos os níveis, mas apenas 5% praticam essa proposta.

“Identificar perfis com potencial para uma liderança ágil beneficia toda a empresa, trazendo não somente inovação como também  uma melhor performance”, defende Benito Berretta, Managing Director da Hyper Island Américas.

Para auxiliar os gestores a identificarem as características de um potencial líder ágil entre seus colaboradores, Berretta lista alguns aspectos importantes que compõem a liderança ágil.

Meta habilidade: É uma habilidade que nos permite aprender, desenvolver e aplicar outras habilidades. Um líder meta é aquele que de forma intencional e sistemática melhora as habilidades transversais para se adaptar rapidamente às mudanças e ter impacto em um mundo cada vez mais complexo.

Adaptabilidade: Um líder ágil se destaca pela capacidade de se adaptar a diferentes situações e ambientes. Essa mudança agrega valor em relação a constantes repertórios em que o líder precisará tomar decisões assertivas para solucionar desafios.

Comunicação: A comunicação está baseada em 3 elementos: saber escutar, saber falar assertivamente, e saber levantar objeções de forma constitutiva. A comunicação frequente e assertiva diz muito sobre a autonomia, habilidade essencial para a liderança ágil. Isso porque, ela cria um canal aberto para feedbacks de melhoria, troca de experiências, alinhamento de objetivos e estratégias.

Cliente no centro: É necessário manter um olhar de fora para dentro, focado na criação de valor mantendo sempre o foco em criar experiências diferenciadas e relevantes.

Experimentação: Uma liderança ágil está sempre disposta a estudar novas estratégias para uma boa performance na entrega de resultados.

Aprimoramento: Sempre se fazer a pergunta: agora que sei o que sei, quais são os próximos passos? Como me aprimorar ainda mais? Essas perguntas são fundamentais para que o líder esteja sempre em movimento, buscando os melhores caminhos, soluções e resultados.

Ter uma liderança ágil na equipe é um potencial de inovação em relação às perspectivas de mudança, tanto no micro, como uma realização pessoal do funcionário que é reconhecido, como também no macro, a equipe passa a reconhecer novos talentos e valoriza a empresa a partir do reconhecimento. Empresas que estão abertas a reconhecer talentos tendem a ser mais inovadoras.
 

Sobre a Hyper Island: 

A Hyper Island é uma consultoria global especializada em jornadas de aprendizado e transformação, e possui mais 25 anos no mercado, com 10 milhões de pessoas impactadas, mais de 11 mil alunos de programas de mestrado e mais de 500 colaboradores ao redor do mundo. A metodologia da Hyper Island é baseada em uma abordagem centrada na experiência, em que são criadas jornadas de aprendizado facilitadas para descobrir, aplicar e refletir, que são partes do processo no qual os participantes internalizam os seus aprendizados, aprendem habilidades e conhecimento que poderão aplicar imediatamente em seus desafios de negócio. A Hyper Island é a única empresa licenciada no Brasil para replicar o Hyper Island Way©, metodologia autoral de desenvolvimento de líderes e equipes, já aplicada em mais de 2 mil organizações.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.