23/11/2023 às 19h21min - Atualizada em 24/11/2023 às 00h00min

Jogos Parapan-Americanos: Time SP conquista 58 medalhas para o Brasil em cinco dias

Atletas do Time SP subiram ao pódio 13 vezes nesta quarta e ampliaram a vantagem do Brasil, que segue em 1° no quadro geral com 204 medalhas

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/jogos-parapan-americanos-time-sp-conquista-45-medalhas-para-o-brasil-em-quatro-dias/
Cristian em pista de atletismo segurando bandeira do Brasil (Foto: Miriam Jeske/CPB)

O Time São Paulo Paralímpico atingiu a marca de 58 medalhas para o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos que estão ocorrendo em Santiago, no Chile, de 17 a 26 de novembro. Só na quarta-feira (22), foram mais 13 medalhas conquistadas, sendo oito de ouro, uma de prata e quatro de bronze.

No total, já são 33 medalhas de ouro, 16 de prata e oito de bronze conquistadas pelos atletas de atletismo, bocha, ciclismo, halterofilismo, judô, natação e tênis de mesa do Time SP.

As conquistas representam quase 30% do quadro geral de medalhas do Brasil, que já reúne 204 medalhas, sendo 94 de ouro, 55 de prata e 55 de bronze, e está em primeiro lugar.

“Os atletas do Time São Paulo estão desempenhando um excelente trabalho e com alto rendimento. Todos demonstram habilidades impressionantes em suas modalidades e competem com determinação, reforçando a importância de continuarmos investindo em programas como o Time São Paulo Paralímpico, que tem se tornado uma referência no esporte paralímpico. O Time SP, sozinho, já conquistou 58 medalhas, ultrapassando o número total do Chile e se aproximando de países como Argentina, México, Colômbia e Estados Unidos. Considerando as medalhas de ouro estamos em segundo, perdendo apenas para o próprio Brasil e acima dos EUA”, disse o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, que está acompanhando os atletas do Time SP no Parapan.

Confira abaixo as medalhas de quarta.

Atletismo
Bicampeão paralímpico, Alessandro da Silva atingiu 44,95m e levou a medalha de ouro no lançamento de disco masculino F11. O atleta ainda compete na prova do arremesso de peso. Nas classes T11 e T12, salto à distância, Lorena Spoladore também subiu ao pódio com o ouro.

Após superar seu próprio recorde mundial em lançamento de disco da classe F53 na última terça-feira (21), Beth Gomes ficou com o bronze no lançamento de dardo da classe F54. Nos 800m da classe T53/54, o atleta Cristian Ribera conquistou a terceira posição com o bronze.

Destaque também para os atletas Silvania Oliveira, que ficou em 4° lugar na classe T11/12, Matheus Lima, em 5° nos 200m da classe T66, e Jardenia Silva, na 6ª colocação nos 400m da classe T20.

Natação
Na prova dos 400m livre da classe S9, Andrey Ribeiro conquistou a medalha de ouro, assim como Phelipe Melo nos 100m borboleta da classe S10, Cecília Araújo nos 50m livre da classe S8 e Ana Karolina nos 200m medley da classe S14.

Destaque também para a atleta Lucilene Sousa, que subiu ao pódio duas vezes. Nos 100m livre da classe S12, a nadadora conquistou a prata e nos 50m livre da classe S13, ficou o bronze.

A atleta Edenia Garcia disputou os 50m livres e ficou em 7º lugar.

Bocha
Maciel Santos e Evelyn de Oliveira, ambos da classe BC3, disputaram as finais e subiram no pódio com medalhas de ouro. Evelyn conquistou seu bicampeonato parapan-americano e Maciel repetiu o desempenho dos Jogos de Lima 2019.

Competições nesta quinta-feira (23)
Os atletas do Time São Paulo Paralímpico seguem disputando diversas categorias como atletismo, bocha, ciclismo, goalball e natação.

Até o momento, o Brasil se mantém em primeiro lugar no quadro geral de medalhas, disputando com 33 países. O Brasil é líder do quadro desde a edição do Rio, em 2007, e nas posteriores – Toronto, em 2015; Guadalajara, em 2011; e Lima, em 2019, edição em que os atletas brasileiros conquistaram a primeira posição do quadro de medalhas ao alcançar a marca inédita de 308 medalhas, sendo 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Jogos Parapan-Americanos: Time SP conquista 58 medalhas para o Brasil em cinco dias apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.