23/11/2023 às 20h18min - Atualizada em 24/11/2023 às 00h00min

Prefeitura promove Avança Saúde - Homem neste sábado (25)

Todas as UBSs estarão abertas, das 8h às 17h, com ações voltadas à saúde do homem em alusão ao Novembro Azul

SMS
Secretaria Municipal de Saúde
São Paulo, 23 de novembro de 2023 – A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove neste sábado (25), o Avança Saúde – Homem: sobrepeso e obesidade. Todas as 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas das 8h às 17h. Embora a campanha seja focada na população masculina, os serviços estão disponíveis a todas as pessoas.

Serão realizadas ações de prevenção e promoção em saúde, como consultas de enfermagem e médica, testes rápidos, acolhimento em saúde bucal, análise ponderal e riscos - sobrepeso e obesidade, vacinação, entre outros.

Durante todo o mês, as UBSs também realizam ações para promoção da saúde com foco no Novembro Azul, como rodas de conversas em grupos sobre exames preventivos para rastreamento do câncer; hábitos saudáveis, como alimentação e atividade física para controlar o peso corporal; mudança no estilo de vida para evitar o adoecimento por uso de tabaco e álcool; monitoramento de pressão arterial e índice de massa corporal para identificação de pessoas vulneráveis a hipertensão e obesidade; e estratificação do risco cardiovascular para prevenção da mortalidade precoce entre 30 e 69 anos de idade.

“Todas as edições do Avança Saúde visam acolher, orientar e prevenir doenças. A ação deste sábado é mais uma oportunidade para que o público masculino se mobilize e vá até nossas unidades para checar suas necessidades”, afirma a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino.  

As equipes das unidades estão mobilizadas para abordar a população masculina, inclusive com busca ativa. O objetivo principal é a prevenção do câncer de próstata e de doenças crônicas e cardiovasculares.

Além das atividades rotineiras nas unidades, os agentes de saúde reúnem grupos de caminhada e fazem ainda busca ativa de homens no território para as devidas orientações quanto à necessidade de procurarem uma unidade de saúde. A avaliação multidimensional da pessoa idosa na Atenção Básica (Ampi-AB) também será ofertada, assim como as práticas integrativas e complementares em saúde (Pics).

Os munícipes podem encontrar a unidade mais próxima da sua residência pela plataforma Busca Saúde, por meio do link: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/.

Multivacinação 
A SMS destaca ainda que as UBSs e as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas estarão abertas, das 8h às 17h, para receber crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) para verificação do esquema vacinal e atualização de carteirinhas.

O objetivo da campanha de multivacinação, que ocorre até o fim do ano, é elevar as coberturas vacinais, reduzir a disseminação de doenças imunopreveníveis e impedir a reintrodução de doenças erradicadas, como a poliomielite. São ofertadas vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

De 30 de setembro até a última terça-feira (21), foram aplicadas 633.467 doses de diferentes vacinas na população de até 15 anos de idade.

Busca ativa
A SMS intensifica, também durante a campanha, a busca ativa de faltosos à vacinação, estratégia já adotada rotineiramente pelas unidades, onde é feita a identificação de indivíduos com esquema vacinal incompleto por meio dos registros dos sistemas de informação de imunização, para que as UBSs possam programar ações de busca de crianças com vacinação em atraso, em suas respectivas regiões. Entre as principais atividades estão as ligações telefônicas e visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde (ACSs).

Além disso, a SMS intensificou as ações de atualização vacinal de estudantes dos ensinos infantil, fundamental e médio por meio da entrega da declaração de vacinação atualizada (DVA) para utilização no ato da rematrícula nas escolas municipais.

A DVA é um documento emitido pelas UBSs, regulamentada desde 2021, que visa controlar a situação vacinal dos educandos e garantir a imunização completa das crianças de acordo com o calendário de vacinação vigente, contribuindo, assim, para a proteção necessária de toda a comunidade escolar contra as doenças imunopreveníveis. No documento consta também a data de retorno à UBS para cumprimento do calendário vacinal estabelecido.

Mensagens com aviso via SMS
Desde agosto deste ano, o Programa Municipal de Imunizações (PMI) adotou uma ferramenta que notifica, por meio de mensagens de texto (SMS), munícipes que estão em atraso vacinal e sobre as próximas datas de imunização. Os avisos são enviados para pessoas que possuem cadastro com número de celular no Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde (Siga-Saúde).

O munícipe pode receber duas mensagens, uma com vacina em atraso ou com a data da próxima vacina a ser tomada.

Para munícipes com a imunização em atraso: Sec. da Saúde DE OLHO NA CARTEIRINHA: Consta em sistema que você ou sua criança tem vacina em atraso desde DD/MM/AAAA. Vá a uma UBS. Mantenha as vacinas em dia!

Para munícipes com a imunização próxima ao vencimento: Sec. da Saúde DE OLHO NA CARTEIRINHA: Você ou sua criança tem vacina a ser tomada em DD/MM/AAAA! Compareça à UBS a partir dessa data. Mantenha as vacinas em dia!

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.