23/11/2023 às 20h04min - Atualizada em 24/11/2023 às 00h00min

Saúde sexual e bem-estar: descubra como encontrar o equilíbrio

Alimentação adequada, exercícios físicos e autoconhecimento são os principais pilares para uma vida sexual saudável

Marina Teixeira Marques
Créditos: Divulgação
 

Em pleno 2023, a saúde sexual e reprodutiva ainda são considerados tabus, tanto por falta de conhecimento biológico, quanto por puro preconceito. Todavia, é importante abordar o tema de maneira natural e educativa.  

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o bem-estar sexual é um dos alicerces para a qualidade de vida e pode ser entendido como “um estado de bem-estar físico, emocional, mental e social relacionado à sexualidade”. Por isso, a sexualidade tem um papel de extrema relevância e deve ser levada de forma segura, agradável, respeitosa e com base na autoestima e no autoconhecimento.

Por muito tempo, a região do períneo e a saúde sexual foram consideradas tabus. É preciso que cada indivíduo reconheça e conheça seu corpo, seus desejos, o que lhe causa prazer e o que lhe causa desconforto. A prática sexual, além de fazer bem para a mente, já que são liberados diversos neurotransmissores e hormônios, auxilia no fortalecimento dos músculos do corpo”, explica Jaqueline Correa, fisioterapeuta da equipe Kurotel.

A Fisioterapia Uroginecológica é uma área específica responsável pela prevenção ou tratamento dos músculos do assoalho pélvico e é uma das alternativas para a busca pela saúde sexual. A terapia consiste em uma explicação inicial sobre anatomia, fisiologia e contrações musculares dos órgãos pélvicos e, além de fornecer informações e estimular mulheres e homens a mudanças de hábitos, fortalece os músculos e auxilia nas atividades sexuais.

Existem alguns tratamentos preventivos e até exercícios que auxiliam no fortalecimento da musculatura da região pélvica, podendo amenizar distúrbios como endometriose, disfunções sexuais e incontinência urinária. Porém, é importante ressaltar que todo e qualquer tratamento deve ser realizado com acompanhamento de um profissional especializado.”, conclui a especialista.

Outra frente que tem influência significativa na produção hormonal de homens e mulheres e, consequente, melhora da sensação de bem-estar é a alimentação. Por isso, é importante encontrar um equilíbrio combinando nutrição adequada e atividades físicas. 

A alimentação desempenha um papel fundamental na saúde sexual, uma vez que nutrientes adequados contribuem para a função hormonal, circulação sanguínea e energia necessária para uma vida sexual satisfatória. Adotar práticas de vida saudável estabelece diversos benefícios para a saúde como redução de estresse, aumento do metabolismo, elevação dos níveis de energia, reforço do sistema imunológico, maior flexibilidade e melhora na qualidade do sono. Isto tudo poderá influenciar positivamente na saúde sexual”, conta Dra. Mariela Silveira, médica diretora do Kurotel.

O Kurotel, Spa Médico de Luxo eleito seis vezes o melhor da América Latina, localizado em Gramado, oferece esses e outros serviços com uma equipe renomada de especialistas que acompanham todo e qualquer tratamento de saúde e bem-estar. Além disso, o espaço conta com um alto investimento em tecnologia, apresentando equipamentos tecnológicos que promovem estímulos para a contração muscular, auxiliando no ganho de massa muscular, como o EmSella. Esse método inovador atua no tratamento de incontinência urinária, desconforto íntimo e eventuais dores durante a relação, fortalecendo a musculatura do assoalho pélvico. Tudo isso, pois age diretamente na musculatura da pelve e glúteo, conforme apontam estudos.

Além dos aspectos físicos, no Kurotel a saúde afetiva pode ser cuidada. Em mais de 50% dos casos de disfunções sexuais, o aspecto emocional está envolvido, seja por sintomas de depressão ou ansiedade, que reduzem a libido e o interesse sexual, seja por conflitos conjugais, que interferem diretamente na vida sexual. Ter espaço protegido para se conversar sobre isto com médico e psicólogo pode ser muito útil neste processo. 

A promoção da saúde sexual e reprodutiva vai muito além da prevenção de doenças, ela está diretamente ligada ao bem-estar e à vitalidade como um todo, para isso, é importante encontrar profissionais adequados que entendam os objetivos de cada pessoa e desenvolvam um planejamento individualizado”, afirma Dra. Mariela Silveira.

SOBRE O KUROTEL
Melhor saúde, mais vida. É com esta missão que o Kurotel – Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-Estar – se firmou como referência nacional e internacional, e ganhou vários prêmios que dão aval ao seu trabalho desenvolvido desde 1982, na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Fundado pelo casal Dr. Luís Carlos e Neusa Silveira, o local se transformou em um dos mais renomados endereços do mundo para quem busca saúde, qualidade de vida, longevidade e bem-estar. Hoje atua com a primeira e segunda geração lado a lado, tendo a chancela do pioneirismo e vanguarda, sempre trazendo novidades em tratamentos. Atende aos diferentes objetivos dos clientes - emagrecimento, relax, detox, melhora da imunidade, fortalecimento pós-covid, etc. Contando com cerca de 150 funcionários para atendê-los, incluindo uma equipe médica extremamente qualificada e de diferentes especialidades. O Kurotel é membro do Healing Hotels of the World; é premiado como o “Melhor Centro Médico das Américas” pelo World Luxury Spa Award; e também creditado pela Wellness for Cancer como um dos mais completos centros de tratamento pós-câncer na área de Spas.

Serviço:

Kurotel | @kuroteloficial
Rua Nações Unidas, 533, Bavária, Gramado – RS/ Cep 95670-000
Atendimento: 0800 970 9800 | +55 (54) 99121-2132
De segunda a sexta – das 8h00 às 19h00 | Sábados – das 10h00 às 17h30
Mais Informações: (54) 9 99142-9028.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.