Criação de escola e creche amplia número de vagas

Por Jornal Expresso 27/10/2017 - 11:10 hs

Criação de escola e creche amplia número de vagas
As creches construídas a partir de convênio com Governo Federal são equipadas com parquinho

A Prefeitura de Rio das Ostras vai ampliar o número de atendimentos da Rede Municipal de Educação em 2018. Serão mais 700 vagas com a abertura da primeira escola de Ensino Fundamental em horário integral, que vai funcionar no Centro Esportivo Chico Leite, no Village, e mais 380 vagas em creches. Essas últimas vão ser garantidas com a construção de oito novas salas nas unidades em funcionamento ainda no primeiro semestre do próximo ano e a criação da Creche Municipal Padre Pio, localizada na Comunidade Portelinha, no Âncora. 

Novas vagas serão abertas ao longo do ano letivo, à medida que forem concluídas as obras de cinco novas creches em parceria com o Governo Federal. A verba para essas construções foram liberadas recentemente, com a visita do prefeito Carlos Augusto ao Fundo Nacional Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Brasília, para concluir a reformulação dos termos de convênio. Atualmente, o processo licitatório para as obras está em fase de formulação. 

Os projetos de uma unidade de ensino no Village e do novo prédio da Escola Municipal Fany Batista Esteves, na Nova Aliança, também já estão prontos. Enquanto a primeira unidade tem capacidade para 800 alunos, a segunda ampliará o número de atendimento atual, oferecendo mais 150 vagas. No momento, está sendo concluída a análise dos dois editais, para publicação. 

DECRETOS – Por intermédio do Decreto Municipal 1759/2017 foi criada a Escola Municipal Maria Gorete Vicente Jorge, que vai ocupar o prédio administrativo do Centro Esportivo Chico Leite. A unidade atenderá alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental que, no contraturno, terão atividades esportivas nas pistas de atletismo e quadra. A comunidade contará com esses espaços, que serão disponibilizados ao término das aulas, e também com o ginásio poliesportivo e o setor de paradesporto. 

A Creche Municipal Padre Pio, criada pelo Decreto Municipal 1758/2017, vai funcionar no antigo prédio da Pastoral da Criança da Paróquia de São Jorge das Missões, cedido em Regime de Comodato pela Mitra Diocesana de Nova Friburgo. O local tem capacidade para 60 crianças de 6 meses a 4 anos incompletos e vai atender aos moradores da Comunidade Portelinha. 

VAGAS EM CRECHES – Para aumentar o número de vagas ainda para o início de 2018, a Secretaria de Educação vai construir duas novas salas de aula em cada uma das quatro creches em funcionamento. Dessa forma será possível atender a mais 320 crianças de até 4 anos. 

As cinco creches que serão construídas a partir do convênio da Prefeitura e o Governo Federal, com parte dos recursos repassados pelo FNDE, vão garantir 1.500 novas vagas em dois turnos (matutino e vespertino). Duas dessas unidades vão funcionar no Âncora e as demais estarão localizadas no Loteamento Atlântico, Jardim Campomar e Serramar. 

Três dessas novas unidades contam com 10 salas de atividade, uma sala multiuso e capacidade para até 376 crianças em dois turnos. Dois prédios terão cinco salas de atividades e capacidade para até 188 crianças em dois turnos (matutino e vespertino). Todas vão ser equipadas com pátios cobertos e parquinhos externos.