28/11/2023 às 18h35min - Atualizada em 29/11/2023 às 00h00min

BOLETIM GOVERNO DO ESTADO – GREVE METRÔ, CPTM E SABESP – 28/11/2023 – 18h30

Veja como está o funcionamento dos serviços e do transporte na manhã desta terça-feira:

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/boletim-governo-do-estado-greve-metro-cptm-e-sabesp-28-11-2023-11h30-2/

As equipes das três empresas estão monitorando a adesão à greve e adotando as medidas de contingência necessárias para minimizar os impactos na prestação dos serviços públicos à população.

As linhas de transporte metropolitano concedidas, linha 4-Amarela e 5-Lilás de metrô e 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, operam normalmente. Às 17h55, a estação Marechal Deodoro da Linha 3 – Vermelha do Metrô iniciou a operação.

No momento, a CPTM e o Metrô funcionam parcialmente e operam da seguinte forma:
Metrô
• Linha 1- Azul: funcionando de Tiradentes até Ana Rosa
• Linha 2- Verde: Alto do Ipiranga até Vila Madalena
• Linha 3-Vermelha: Bresser-Mooca até Marechal Deodoro
• Linha 15- Prata: fechada

CPTM
• Linha 7- Rubi: funcionando de Luz a Caieiras com intervalo de até 10 minutos
• Linha 10- Turquesa: Brás até Mauá com intervalo de até 15 minutos
• Linha 11-Coral: Luz até Guaianases com intervalo de até 6 minutos
• Linha 12- Safira: Brás até Calmon Viana com intervalo de até 12 minutos
• Linha 13- Jade: Engenheiro Goulart até Aeroporto de Guarulhos com intervalo de até 30 minutos

As integrações estão abertas nas estações que estão funcionando.

Decisões judiciais
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) expediu na tarde desta terça-feira (28) certidão parcial atestando que o Sindicato dos Metroviários não cumpriu a decisão judicial que determinava o funcionamento de 80% do sistema nos horários de pico, das 6h às 9h e das 16h às 18h, e 60% nos outros horários.

O oficial de Justiça esteve no Centro de Controle Operacional (COC) do Metrô e constatou que as linhas em funcionamento parcial se deram pela adoção de um plano de contingência da companhia. Uma nova vistoria deve acontecer ainda no dia de hoje para a verificação do cumprimento da ordem do judiciário. A adesão dos metroviários à greve foi de cerca de 90%. A multa diária prevista pelos magistrados é de R$ 700 mil.

A CPTM atua neste momento com mais de 60% do contingente de profissionais da companhia. A decisão da Justiça determinava 85% do contingente nos horários de pico, das 4h às 10h e 16h às 21h, e de 60% nos demais horário.

Apesar da razão alegada pelos sindicados para a realização da greve ser a desestatização da Sabesp, os colaboradores da Companhia de Saneamento Básico estão em seus postos de trabalho, garantindo a prestação dos serviços à população e cumprindo a decisão judicial que previa que 80% dos trabalhadores atuando. A adesão à greve foi menor que 5%.

Reforço na operação dos ônibus
Os ônibus municipais e intermunicipais circulam normalmente nesta terça-feira (28). As linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU funcionam com intensificação da operação e extensão de itinerário em mais de 30 linhas estratégicas para amenizar os impactos da greve. Além do reforço na quantidade de veículos e aumento de partidas realizadas, as linhas terão seus pontos finais na capital alterados para que os passageiros sigam até as estações que poderão estar funcionando, ou até a conexão com as linhas da SPTrans.

Sabesp
Todos os sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos seguem operando regularmente.

Ponto Facultativo
O Governo de São Paulo determinou ontem (27) ponto facultativo nos serviços públicos estaduais da capital nesta terça-feira (28). O objetivo é reduzir os prejuízos à população, garantindo a remarcação de consultas, exames e demais serviços que estavam agendados para a data da greve. Os serviços de segurança pública não foram afetados, assim como os restaurantes e postos móveis do Bom Prato, que continuam a oferecer normalmente as refeições previstas para terça. As consultas em Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) da capital e em outras unidades de saúde estaduais terão seus reagendamentos garantidos, assim como nos postos do Poupatempo. O ponto facultativo não se aplica à Secretaria de Educação em virtude da preparação do Provão Paulista Seriado e da manutenção do calendário escolar. Os postos de coleta da Fundação Pró-Sangue também funcionam normalmente.

Acompanhe pelas redes oficiais do Governo de SP (@governosp) a atualização dos serviços públicos e os impactos da greve dos funcionários do Metrô, CPTM e Sabesp. Siga também o canal do WhatsApp do Governo de SP: https://bit.ly/govspnozapNovos . Novos boletins também serão divulgados periodicamente

 

O post BOLETIM GOVERNO DO ESTADO – GREVE METRÔ, CPTM E SABESP – 28/11/2023 – 18h30 apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.