28/11/2023 às 21h27min - Atualizada em 29/11/2023 às 00h00min

Fortinet apresenta proteção contra hackers em serviços essenciais à população no Guardião Cibernético 5.0

A companhia também foi responsável pela infraestrutura robusta de WiFi seguro de todo o evento e fez o monitoramento preventivo e a proteção cibernética de todo o Exercício

Alcione Cavalcante
https://www.fortinet.com/br/corporate/about-us/newsroom
Fortinet
São Paulo, novembro de 2023 – A Fortinet®, líder global em segurança cibernética que impulsiona a convergência de redes e segurança, participou e contribuiu ativamente para a realização do Exercício Guardião Cibernético 5.0, o maior evento de defesa cibernética do Hemisfério Sul, realizado pelo Ministério da Defesa em outubro. A companhia foi a responsável pela infraestrutura de WiFi seguro e de alto desempenho e promoveu simulações de proteção cibernética em ambientes de indústria 4.0 de serviços públicos, como energia e água, chamados de Tecnologia Operacional (OT).

Serviços essenciais à população podem ser duramente afetados e até paralisados se houver uma crise cibernética, como ataques hackers. O fornecimento de energia, água, transporte, financeiro, nuclear, entre outros serviços, precisam de profunda proteção digital para se manterem ativos e confiáveis. O Ministério da Defesa, junto à atuação colaborativa das Forças Armadas, órgãos parceiros e das Infraestruturas Críticas dos setores mencionados, encontra a resolução de situações de crise e obtém as melhores soluções para este potencial cenário no Exercício Guardião Cibernético, conduzido pelo Ministério e coordenado pelo Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber).

Autoridades públicas acompanharam a demonstração da efetividade das soluções de cibersegurança da Fortinet junto às comitivas de mais de 20 países, entre eles, Alemanha, Coreia do Sul e Chile. Com o Guardião Cibernético, a Fortinet reforça o seu compromisso em disseminar conhecimento sobre a importância da proteção cibernética ampla e, principalmente, em ambientes críticos que fornecem serviços à sociedade.

“À medida que a digitalização se torna intrínseca às operações de setores essenciais para a população, como energia e água, a necessidade de proteger essas infraestruturas contra ameaças cibernéticas, que podem parar esses serviços, nunca foi tão premente. A Fortinet está profundamente comprometida em enfrentar esse desafio e em contribuir para a segurança digital da sociedade e o Guardião Cibernético é uma plataforma valiosa que nos permite demonstrar isso”, afirmou Luiz Barbosa, diretor de Vendas Governo da Fortinet Brasil.

Protegendo o fornecimento de energia, água e petróleo e gás contra ataques hackers
A Fortinet participou do Exercício fazendo demonstrações em tempo real de proteção cibernética de ambientes de Tecnologia Operacional (OT, indústria 4.0). Foram quatro simulações de proteção desses ambientes em setores de missão crítica, como o setor elétrico, fornecimento de água, petróleo e gás, entre outros ambientes industriais. As demonstrações e casos de uso da proteção cibernética envolveram o uso de 13 soluções da Fortinet, implementadas junto com empresas parceiras da companhia.

A simulação de proteção contra ataques cibernéticos do setor elétrico contou com uma réplica de subestação de transmissão de energia do Sistema Interligado Nacional. Outras duas demonstrações abordaram ambientes operacionais, de indústria 4.0, incluindo estações de tratamento de água e indústrias que utilizam sistemas “SCADA”. Durante as simulações, a Fortinet apresentou estratégias para proteger esses ambientes contra ataques cibernéticos de hackers, mas também contra erros humanos durante a operação.

Infraestrutura robusta para sustentar toda a operação do Guardião Cibernético 5.0
A Fortinet forneceu toda a infraestrutura de WiFi seguro e de alto desempenho para o evento do Ministério da Defesa, garantindo conectividade segura e confiável para os organizadores e todos os participantes, como as três Forças Armadas e cerca de 150 instituições, entres entes governamentais e diversas empresas brasileiras, sendo fundamental para manter a eficiência das atividades do EGC 5.0.

Ao todo, a companhia levou cinco produtos e soluções de segurança cibernética diferentes e altamente modernas para a execução do Exercício Guardião Cibernético, incluindo FortiGates 200F com licenças de IPS, WebFilter, Application Control e Antivírus; cerca de 20 FortiAP’s para garantir a conectividade de forma rápida e segura; Switches para garantir que a rede se mantivesse estável e confiável; FortiAnalyzer com licenças de IoC (Indicadores de Comprometimento) e SOC (Centro de Operações de Segurança); SSIDs para atender às diversas necessidades diferentes de conectividade; FortiSIEM na nuvem para que fosse realizado o monitoramento e o registro de eventos de segurança.

A delegação da Fortinet organizada para o EGC 5.0 foi composta por profissionais altamente qualificados e especializados, entre engenheiros, especialistas em Tecnologia Operacional, especialistas no segmento de governo e representantes de parceiros estratégicos. A Fortinet acredita que a segurança cibernética é essencial em todos os aspectos da sociedade moderna, e o compromisso com eventos como o EGC 5.0 demonstra a sua determinação em promover um ambiente digital mais seguro e resiliente para todos.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.