29/11/2023 às 14h39min - Atualizada em 30/11/2023 às 00h00min

Veja cinco dicas para aproveitar melhor a renda extra que chega no fim do ano

Especialista explica como usar o décimo terceiro salário de maneira eficiente

Thainá Zelante Cordeiro
Freepik

Quem trabalha em regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) recebe em novembro e dezembro o décimo terceiro salário. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o dinheiro extra tem o potencial de injetar na economia brasileira cerca de R$ 249,8 bilhões neste ano. Mas, a pergunta que sempre fica no ar é: qual a melhor estratégia financeira para usá-lo?  

Comprar presentes de Natal, investir em renda fixa ou guardar o dinheiro em uma caderneta de poupança? De acordo com o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, Isaac Nogueira, é importante que todos tenham cautela com o valor extra, analisando com calma o que fazer, já prevendo 2024.  

“Para assegurar tranquilidade pós-festas, é recomendável planejar o uso do décimo terceiro com cautela, evitando gastos desnecessários. Priorize quitar eventuais dívidas, se houver, permitindo uma celebração futura sem preocupações financeiras. O fundamental é evitar a aquisição de novos compromissos financeiros e buscar manter um equilíbrio na vida financeira.”, pontua. 

Entre as maneiras de utilizar bem o valor extra estão:  pagar as contas do início do ano, como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), fazer investimentos ou poupar parte do dinheiro. 

“Se não tiver dívidas para quitar, reserve o valor para imprevistos ou mesmo para adquirir algum objeto com desconto, pois com dinheiro em mãos é mais fácil negociar e reduzir o preço”, aconselha.  

O coordenador do curso de Ciências Contábeis elencou cinco dicas cruciais para usar o décimo terceiro salário de forma inteligente.  

1. Dívidas 

Quem está no cheque especial ou parcelas de financiamento no cartão de crédito, deve usar o décimo terceiro salário para quitar essas dívidas. Se não der para “zerar” tudo, comece pelas contas que cobram os juros mais altos. Use a quantia recebida para ganhar abatimento das dívidas na hora da negociação.  

2. Contas do começo do ano 

O planejamento é fundamental para tudo na vida. Já pensou começar o ano com o IPTU, IPVA, matrículas e materiais escolares pagos? Pois é, utilize o recebimento de novembro e dezembro para começar 2023 com folga no orçamento. 

3. Reserva de emergência 

Ter um fundo para imprevistos é fundamental para deixar a cabeça tranquila. Nunca se sabe quando vai ocorrer uma doença na família ou a perda do emprego. Por isso, aproveite o salário extra para iniciar um “fundão”. O ideal é que se tenha um valor equivalente a, pelo menos, seis meses de despesas mensais. 

4. Investimentos 

Se você já tem um fundo para emergências e não tem dívidas, aproveite para investir. Escolha investimentos adequados às suas necessidades. O salário também pode se transformar no primeiro passo para contratar produtos financeiros que garantam a segurança financeira de todos da sua casa. Sempre aplique o dinheiro de forma estratégica, de olho no futuro. 

5. Presentes 

Se ainda assim você é daqueles que não consegue ficar sem gastar na época em que mais se presenteia, busque promoções. Antecipe as compras, utilize apenas uma parte do valor recebido para os presentes.  

Sobre a Anhanguera 

Fundada em 1994, a Anhanguera faz parte da vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho, em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Em 2023, passou a ser a principal marca de ensino superior da Cogna Educação, com o processo de unificação das instituições, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. 

A instituição ampliou seu portfólio, disponibilizando novas opções para cursos Livres; preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos. 

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 112 unidades próprias e 1.398 polos em todo o país. A instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. 

Acesse o site e o blog para mais informações.

Assessoria de Imprensa  
Atendimento PR: Thainá Zelante Cordeiro 
E-mail: [email protected] 
Telefone: +55 11 96650-6507 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.