29/11/2023 às 12h57min - Atualizada em 30/11/2023 às 00h00min

A importância da proteção das marcas de artistas, influenciadores e atletas.

Alguns nomes famosos e marcas tiveram problemas e disputas jurídicas.

Samantha di Khali Comunica
Divulgação
Quando você registra ®  a sua marca, fica protegido por lei e, caso alguém de má fé se utilize de seu nome artístico ou de banda, você terá garantia de segurança perante à justiça. Com a sua marca registrada ®, você impede que outros comercializem ou façam uso ilícito de sua marca, imagem ou empresa.
Alguns nomes famosos e marcas tiveram problemas e disputas jurídicas por falta de seus respectivos registros. Como por exemplo:

Steve Jobs (marca de roupa) x Apple
Pode parecer piada, mas em 2012 uma empresa de roupas italiana registrou o nome Steve Jobs para homenagear o fundador da Apple.  Claro que a marca Apple entrou na justiça, por conta da utilização imprópria do nome Steve Jobs.
 

Legião Urbana x anônimo

O registro do nome de bandas musicais é importante para assegurar os direitos de uso. A banda Legião Urbana é um caso clássico do que a falta de registro pode ocasionar. Por não ter registrado o nome logo no início da carreira, os integrantes tiveram que recorrer a um processo judicial para recuperar o uso do nome Legião Urbana. Uma pessoa fez o registro no antes deles, e só anos depois a banda conquistou os direitos sobre a marca.
 

Nativus (Natiruts) x Os nativos

Mais uma história de perda da marca conhecida. A banda de reggae Natiruts, hoje conhecida com esse nome, na verdade iniciou a carreira musical com o nome Nativus. Mas no Rio Grande do Sul já havia uma banda que levava esse mesmo nome - na verdade “Os Nativos” -  e já havia registrado. Nativus então foi obrigado a alterar seu nome, e virou Natiruts. 
 
Fernanda Thaise, empresária, palestrante, com mais de 15 anos de conhecimento na área e CEO da ® Lions marcas e patentes, fala da importância desse registro e quem pode buscar esse serviço, quais os benefícios e proteção legal.
 
Qualquer pessoa física ou jurídica que tenha interesse em registrar uma marca pode fazê-lo. Isso inclui empresários individuais, micro e pequenas empresas, grandes empresas, organizações sem fins lucrativos, autônomos e até mesmo artistas individuais.

Registrar uma marca oferece diversos benefícios e proteções legais:

1. Proteção legal: O registro de uma marca confere propriedade legal exclusiva sobre o nome, logotipo, slogan ou qualquer elemento que represente sua marca. Isso significa que você tem o direito legal de impedir que outros usem, copiem ou reproduzam sua marca sem sua permissão.
 
2. Diferenciação e reconhecimento: Registrar uma marca ajuda a distinguir seu produto ou serviço dos concorrentes no mercado. Uma marca registrada se torna um ativo valioso para sua empresa, criando uma identidade única e reconhecível perante o público.
3. Valor comercial: Uma marca registrada pode ter valor comercial substancial. À medida que sua marca ganha reconhecimento e reputação, seu valor pode aumentar ao longo do tempo. Você pode até mesmo licenciar sua marca para terceiros, gerando uma nova fonte de receita.
4. Proteção contra plágio e falsificações: Ao registrar sua marca, você estabelece uma base sólida para proteger seus direitos de propriedade intelectual. Isso torna mais fácil tomar medidas legais contra infratores que possam usar sua marca indevidamente ou produzir produtos falsificados.

5. Expansão de negócios: O registro de uma marca em um país pode simplificar o processo de expansão internacional. Isso ocorre porque o registro de uma marca em um país pode tornar mais fácil obter proteção em outros países através de acordos internacionais.

6. Segurança jurídica: Registrar uma marca oferece segurança jurídica, já que você se torna o proprietário legal e pode fazer valer seus direitos perante os tribunais, se necessário.

É importante ressaltar que as leis e os procedimentos de registro de marcas podem variar de país para país. Se você estiver considerando registrar uma marca, é recomendado procurar ajuda de um advogado especializado em propriedade intelectual para orientar você durante o processo.

Com toda essa era digital, fica claro que muitos influenciadores e artistas estão lançando produtos com seus nomes, como roupas, perfumes, maquiagens, entre outros. Ao registar seu nome ou marca garante que nenhum concorrente possa se aproveitar de sua popularidade. O registro de nomes em marcas e patentes oferece uma série de benefícios e garantias, permitindo-lhes proteger sua identidade, comercializar produtos, gerar renda adicional  e expandir seus negócios.
 
Conheça Fernanda Thaise  e a ® Lions através das redes sociais:
 
@fernandathaise 
 
@lionsmarcas  
 
Web site:
https://lionsmarcas.com.br/






 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.