30/11/2023 às 18h35min - Atualizada em 01/12/2023 às 00h00min

SP promove seminário de atendimento à mulher PcD vítima de violência em Santos

Ação gratuita visou troca de conhecimento sobre as deficiências e estratégias para enfrentar a violência com representantes de delegacias

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/sp-promove-seminario-de-atendimento-a-mulher-pcd-vitima-de-violencia-em-santos/
Participaram do evento profissionais da rede de defesa, garantia de direitos e demais pessoas que atuam em atendimento

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), em parceria com o Instituto Jô Clemente (IJC), promoveu na quarta-feira (29) o “Seminário de Rede sobre Direitos da Pessoa com Deficiência: Acessibilidade e o papel da sociedade para garantir a cidadania da pessoa com deficiência”. O evento gratuito aconteceu no auditório do Sindisan em Santos e capacitou profissionais para atendimento a pessoas em situação de violência ou violação de direitos.

“Nós temos cinco Centros de Apoio Técnicos em delegacias do estado para acolher pessoas com deficiência vítimas de violência, que em sua maioria são mulheres. Esse encontro reuniu especialistas na área para debater essa temática tão importante e capacitar pessoas que atuam nesse tipo de atendimento, unindo esforços para a disseminação de conhecimento e para o enfrentamento à violência”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Participaram do evento profissionais da rede de defesa, garantia de direitos e demais pessoas que atuam em serviços de atendimento a pessoas em situação de violência ou violação de direitos, e que trabalham nas Delegacias de Polícia que fazem parte do Deinter 6 – Departamento de Polícia Judiciária do Interior, que abrange municípios da Baixada Santista e Vale do Ribeira.

O encontro abordou os seguintes temas: acessibilidade para garantia de direitos e as formas de apoio para exercício da autonomia.

A ação foi fruto de iniciativa das equipes dos Centros de Apoio Técnico (CAT) instalados na 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência de São Paulo e na 7ª Delegacia de Polícia de Santos.

Os CATs contam com equipes multidisciplinares especializadas atuando dentro de delegacias, com psicólogas, assistentes sociais, intérpretes de libras e supervisores acolhendo e atendendo pessoas de todas as idades com diferentes graus de deficiência: auditiva, visual, intelectual, psicossocial, surdo-cegueira, deficiências múltiplas ou no Transtorno do Espectro Autista (TEA). As unidades são de criação da SEDPcD e operacionalizadas pelo IJC, estando localizadas em delegacias nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Campinas, Ribeirão Preto e Santos.

O post SP promove seminário de atendimento à mulher PcD vítima de violência em Santos apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.