04/12/2023 às 16h32min - Atualizada em 04/12/2023 às 20h00min

Fundação Amazônia Sustentável (FAS) representou o Brasil entre os finalistas do Prêmio Zayed de Sustentabilidade, que anunciou os vencedores durante a COP28

Prêmio Zayed é um dos principais reconhecimentos internacionais de organizações que trabalham com soluções e mudanças positivas em saúde, alimentação, energia, água e ação climática

Elisa Destro
Rodolfo Pongelupe
Manaus, 4 de dezembro de 2023 - A 28ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28) começou na quinta-feira (30/11) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com expectativas de definições relevantes na política e acordos multilaterais no campo ambiental e climático, em meio ao crescimento de desastres socioambientais ao redor do mundo.

A primeira etapa da COP28 foi marcada pelo anúncio dos ganhadores do Prêmio Zayed de Sustentabilidade. A cerimônia de premiação aconteceu na sexta-feira, dia 1º dezembro, na Al Wasl Plaza, Expo City Dubai. A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) esteve na seleta lista de 33 finalistas, sendo a única organização que representou o Brasil nessa edição do prêmio. Instituição com 15 anos de experiência no trabalho socioambiental na Amazônia, a FAS concorreu à categoria “Ação Climática”, na qual a vencedora foi a Kelp Blue, empresa que cultiva algas marinhas para restaurar a vitalidade dos oceanos.

“A indicação da FAS como uma das finalistas do Prêmio Internacional Zayed é algo que nos enche de alegria pelo reconhecimento do trabalho sério e profissional desenvolvido pela instituição”, declara Virgilio Viana, superintendente-geral da FAS. “Eu gostaria de agradecer a todas as pessoas colaboradoras da FAS que são, na sua grande maioria, amazônidas que lutam para que a gente tenha, de um lado, a melhoria da qualidade de vida das populações ribeirinhas e, de outro, a redução do desmatamento e a conservação da natureza”.

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda.

A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021.

Sobre o Prêmio Zayed
O Prêmio Zayed de Sustentabilidade é o prêmio global pioneiro dos Emirados Árabes Unidos para sustentabilidade e humanitarismo que reconhece e recompensa pequenas e médias empresas, organizações sem fins lucrativos e escolas de ensino médio em todo o mundo que estão oferecendo soluções impactantes, inovadoras e inspiradoras em saúde, alimentação, energia, água e ação climática.

Seis categorias são reconhecidas pelo prêmio: Saúde, Alimentação, Energia, Água, Ação Climática e Escolas de Ensino Médio Globais. Em 2023, mais de 5.000 organizações de todo o mundo participaram da seleção, 3.178 inscrições apenas na categoria “Ação Climática”.

O Prêmio Zayed de Sustentabilidade tem um processo de avaliação em etapas, começando com a devida diligência realizada em todas as inscrições para garantir que atendam aos critérios de avaliação do Prêmio. Isso identifica as inscrições qualificadas e resulta na seleção de candidatos elegíveis.

Em seguida, as avaliações são realizadas por um Comitê de Seleção composto por painéis específicos de categorias de especialistas internacionais independentes. A partir desta lista de pré-selecionados, são escolhidos os finalistas e encaminhados para o Júri do Prêmio que elege, por unanimidade, os vencedores, nas seis categorias.

Em mais de uma década de realização da iniciativa, por meio de seus 106 vencedores, o Prêmio Zayed impactou positivamente a vida de 384 milhões de pessoas em todo o mundo.
De acordo com a organização, “o prêmio molda a conversa sobre sustentabilidade. Ele continua a fornecer e apoiar plataformas que amplificam a voz de um crescente consenso global sobre as ações necessárias para um futuro sustentável. Esse impulso é fundamental para garantir um futuro melhor e mais sustentável para todos. O Prêmio é um catalisador para esse futuro”.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.