04/12/2023 às 17h52min - Atualizada em 05/12/2023 às 00h00min

Empreendedora aponta seis mitos e verdades sobre processos seletivos anônimos 

Cammila Yochabell, CEO de HRTech Jobecam, especializada em Diversidade e Inclusão, destaca que a tecnologia aumenta o ingresso de grupos sub-representados nos recrutamentos 

Redação
PinePR (pinepr.com)
LEGENDA: Cammila Yochabell, CEO e fundadora da Jobecam. Crédito da imagem: Paulo Libert

Transformar as seleções de emprego cada vez mais diversas, justas e eficientes não só faz parte do escopo de trabalho da Jobecam, HRTech especializada em Diversidade e Inclusão, como contribui para que as empresas sejam, de fato, diversas. De acordo com pesquisa recente do site Infojobs, na visão de 50,6% dos profissionais, a diversidade e inclusão nas empresas ficam apenas no discurso de marketing, enquanto 43,5% acredita que é uma junção do marketing com conscientização genuína.

Para quebrar preconceitos e tabus sobre a aplicação de ferramentas diversas que utilizam a tecnologia para os processos seletivos, como entrevistas online e anônimas, por exemplo, Cammila Yochabell, CEO e fundadora da Jobecam, explica quais os principais mitos e verdades a respeito do tema: 

1- A tecnologia inibe as pessoas 
Mito.
Independente do meio de transmissão de uma entrevista de emprego, o pilar essencial é que o ambiente criado seja seguro, gentil e respeitoso. E a interação, fluida, explica a CEO. “O objetivo é deixar todos os participantes sempre muito confortáveis, principalmente o entrevistado, para que ele possa desenvolver a conversa e consiga transmitir de forma clara suas necessidades e aspirações profissionais”, afirma. 

2- A tecnologia aumenta a diversidade nas empresas
Verdade.
“Nas plataformas de seleção, há campos de filtro e busca para vagas afirmativas. As organizações podem inserir cargos para pessoas negras/pretas, mulheres, comunidade LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência (PcD), povos indígenas, quilombolas, etc, assim, conquistam mais talentos destes grupos”, ressalta a CEO. 

3- Essas ferramentas escondem as pessoas 
Mito.
De acordo com Cammilla, esta é uma ressalva até recorrente de muitas pessoas recrutadoras, mas ela repara: “A prática das entrevistas por vídeo e anônimas (onde substituímos o rosto das pessoas por avatares aleatórios com nomes de cidades/países conhecidos, não relevando de início quem está do outro lado) evidencia as reais habilidades profissionais e não características físicas ou emocionais dos talentos”, explica.  

4- Seleções por vídeo anônimas reduzem vieses inconscientes 
Verdade.
“No momento em que focamos a entrevista na trajetória e aptidões profissionais, conseguimos reduzir essas interpretações prévias sobre uma pessoa apenas pelas suas características pessoais, físicas e/ou comportamentais, tornando o processo até mais condizente com a vaga, pois miramos nas habilidades competentes à posição”, finaliza Cammila. 

5- As pessoas evitam a modalidade remota 
Mito.
“A pandemia trouxe uma mudança na nossa relação com a tecnologia, do ponto de vista dos recrutamentos não foi diferente, fez-se presente. Outro ponto importante, gosto sempre de lembrar, muitas pessoas descartam a possibilidade da entrevista in loco por falta de dinheiro para o transporte, por exemplo”, comenta a executiva. 

6- Pode ser usada  para todos os cargos 
Verdade.
A seleção anônima e por vídeo pode ser utilizada desde uma vaga para Jovem Aprendiz, estagiário/trainee até diretores de empresas. 


Sobre a Jobecam:
A Jobecam é uma startup de seleção de talentos que foi idealizada em 2016, pela nordestina Cammila Yochabell. Referência no setor de seleção e D&I, a HRTech torna os processos seletivos mais diversos, justos e eficientes por meio da tecnologia de vídeo. A plataforma desenvolvida aumenta em cerca de 70% a diversidade nas e contratações e otimiza o processo em mais de 80%, economizando tempo e dinheiro, tanto para as pessoas candidatas, como recrutadoras. Realizadas com total sigilo da voz e aparência dos talentos, as entrevistas são o grande diferencial da empresa, uma vez que focam totalmente nas reais habilidades, diminuindo qualquer percepção inconsciente. Acesse o site da empresa e saiba mais.  


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.