Prefeitura utiliza drone no combate ao Aedes

Prefeitura utiliza drone no combate ao Aedes

Por Jornal Expresso 23/01/2018 - 18:00 hs

Com um alcance de até cinco quilômetros de distância e 500 metros de altura, o drone é uma ferramenta que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da prefeitura usa no mapeamento dos possíveis focos do Aedes aegypti. O equipamento, por meio das imagens, pode documentar o processo para notificação do proprietário de uma casa ou terreno abandonado onde tenha foco do mosquito. Nesta terça-feira (23), o CCZ utilizou o veículo aéreo no bairro Imbetiba, onde foi identificada uma caixa d'água sem tampa.

 

Na quarta-feira (24), os trabalhos seguem na Lagoa de Imboassica. A proposta é atender todas as localidades do município no combate do mosquito transmissor da dengue, chicungunha e zika vírus.

De acordo com o coordenador administrativo do CCZ, Flávio Paschoal, além da utilização do drone, colaboração de empresa parceira, o CCZ executa um trabalho continuado, que consiste em visitas domiciliares, aplicação de larvicidas, palestras e outras ações realizadas pelos agentes de controle de endemias. Nesta semana, os trabalhos seguem em diversos bairros do município.

Técnicas de conchadas para o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), com utilização da bomba costal na aplicação de larvicida, são realizadas nesta terça-feira (23), nos canais do Capote e Bairro da Glória. Já na quarta-feira (24), no Canal Macaé Campos I e, na quinta-feira (25), no Canal Macaé Campos II. Para finalizar a semana, na sexta-feira (26), o Canal Macaé Campos III será contemplado.

O serviço de controle de roedores acontece na Praia da Barra nesta terça-feira (23). Já na quarta-feira (24), no Centro e no Lagomar. Na quinta-feira (25), no bairro Nova Esperança e, na sexta-feira (26), no Cajueiros. O reconhecimento geográfico será em diversos bairros, das 8h às 16h. 

A ação consiste em produção e atualização dos mapas dos bairros, numeração dos quarteirões, identificação de ruas e logradouros, quantitativo dos imóveis do município por tipo.

O CCZ fica na Rua Darcílio Possati, 134 - Visconde de Araújo. O telefone é o 0800-0226461 (disque dengue). Contatos também podem ser feitos pelo e-mail cczmacae@yahoo.com.br.