06/12/2023 às 16h43min - Atualizada em 07/12/2023 às 00h00min

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual: Brasil registra cerca de 580 mil casos

Aproximadamente 80% dos casos de cegueira no Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), poderiam ser evitados com diagnóstico precoce

Prezz Comunicação
Divulgação/Canva

Em 13 de dezembro, celebra-se o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual. Dos aproximadamente 39 milhões de casos de cegueira no mundo, o Brasil registra cerca de 580 mil casos. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 80%  poderiam ser prevenidos mediante diagnóstico médico precoce e tratamento adequado. Alguns casos são considerados evitáveis ou passíveis de correção.

A deficiência visual abrange condições como catarata, glaucoma e diabetes que, além de afetar outros órgãos, pode causar retinopatia diabética. A Dra. Fabíola Gavioli Marazato, médica oftalmologista no CBV Hospital de Olhos, destaca que algumas deficiências são reversíveis. "A catarata, por exemplo, pode ser solucionada cirurgicamente e está associada a erros de refração", explica.

A especialista aponta que o envelhecimento da população contribuirá para um aumento ainda maior das deficiências visuais. Até 2060, prevê-se que 26% dos brasileiros terão mais de 60 anos. Por isso, ela ressalta a importância do acompanhamento médico e exames de prevenção: "É importante orientar as pessoas sobre sobre as causas da cegueira e baixa visão, proporcionando acesso a tratamentos e medidas preventivas para as doenças oculares.”

A importância do acompanhamento médico e exames de prevenção vai além da detecção precoce. O agendamento regular de consultas oftalmológicas permite a identificação de condições em estágios iniciais, e também proporciona um espaço para educar os pacientes sobre a importância da adesão a tratamentos e mudanças de estilo de vida.Além disso, a realização de exames preventivos, como tonometria, fundoscopia e exames de refração, oferecem informações valiosas sobre a saúde ocular de uma pessoa, e permitem um acompanhamento mais preciso”, afirma a oftalmologista do CBV Hospital de Olhos.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.