Quarenta mil alunos voltam às aulas nesta segunda

Por Jornal Expresso 06/02/2018 - 10:12 hs

A volta às aulas na rede municipal de ensino foi marcada pela integração de cerca de 40 mil alunos, familiares, professores e funcionários. Nos pátios, salas de aula e corredores, foram promovidas atividades especiais. Os alunos da Educação Infantil iniciaram o período de adaptação especial. Já os de Ensino Fundamental e Médio fizeram parte de diálogos e reuniões com enfoque para o funcionamento da escola, valores e cidadania. Em virtude do Carnaval, entre os dias 12 a 16 de fevereiro, haverá pausa no funcionamento das escolas.

 

 

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, este ano letivo conta com o ingresso de cinco mil novos alunos nas escolas municipais. "A prioridade é contar com todas as crianças acima de dois anos nas salas de aula", comenta.

As escolas que atendem ao segmento infantil ganharam decoração especial e promoveram estratégias pedagógicas. A Escola Municipal de Educação Infantil Professora Hilda Ramos Machado (Centro) contou com a animação dos educadores e funcionários. Caracterizados de personagens de desenho, eles receberam a garotada com música e recreação, que visam reforçar a convivência na escola.

De acordo com a diretora Geisa Morgado, os 422 estudantes passarão por um período de adaptação, que contará com atividades voltadas para o "cuidar e educar". Na Escola Municipal de Educação Infantil Ana Benedicta da Silva Santos (Centro), rodas de música, contação de histórias e atividades psicomotoras foram promovidas.

Já na Escola Municipal Generino Teotônio de Luna (Virgem Santa), o retorno às aulas de 680 estudantes foi marcado por musicalidade da Corporação Municipal Jamil Andrade Dias e rodas de conversa. Os integrantes da banda e alunos Caio de Souza, Natan Peixoto e Sabrina dos Santos afirmaram que estavam com saudades da escola. "Esse ano será importante. É nosso último ano na escola. Vamos estudar pra valer, mas também aproveitar todos os momentos", conta Caio.

Para o instrutor Henrique Pereira dos Santos e a diretora geral Tatiane Galante, o primeiro dia de aula é o pontapé do que será desenvolvido na unidade no decorrer do ano. "Continuaremos com a banda, coral e teremos o projeto pedagógico 'Educação, Valores e Cidadania'", observam.

Quatro escolas voltam às aulas dia 19

A volta às aulas nas escolas municipais Professora Norma Shirley da Silva Fernandes (Lagomar), Zélia de Souza Aguiar (Malvinas), Professora Letícia Peçanha de Aguiar (Centro) e Professora Eda Moreira Daflon (Centro) será no dia 19 de fevereiro (segunda-feira), ao invés desta segunda-feira (5). A medida tem como objetivo melhor adequar o funcionamento das unidades.

Nas primeiras semanas de aula, a Educação Infantil vai funcionar com horário especial. Para os alunos que estudam em horário parcial, o atendimento será específico entre os dias 05 a 09 de fevereiro e 19 a 23 de fevereiro, das 7h30 às 9h30 e das 13h às 15h. No período de 26 de fevereiro a 02 de março, o primeiro turno será das 7h30 às 10h30 e o segundo turno das 13h às 16h.

As unidades que funcionam em tempo integral vão seguir o seguinte cronograma: entre os dias 05 a 09 de fevereiro, o atendimento será das 7h30 às 9h30. Já entre os dias 19 a 23 de fevereiro, o cronograma será das 7h30 às 10h30. Nos dias 26 de fevereiro a 02 de março, as escolas vão atender das 7h30 às 14h30.

Ensino Superior

As aulas do primeiro semestre da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) estão previstas para começarem em 19 de fevereiro, no horário noturno; o segundo semestre começa em agosto. Já o curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) já teve a aula iniciada no dia 29 de janeiro e se estende até 6 de julho de 2018. Os demais cursos terão aulas entre 12 de março e 14 de julho de 2018.

Escolas Novas

No mês de dezembro e janeiro foram inauguradas três novas escolas. A Escola Municipal Dr. Juventino da Silva Pacheco, na Barra, tem capacidade para atender 600 crianças na faixa de dois a cinco anos.

O Lagomar ganhou unidade escolar para atender 440 estudantes, na faixa de dois a cinco anos. ? Escola Municipal de Educação Infantil Professora Norma Shirley da Silva Fernandes, com 11 salas de aula, sala de recursos, de leitura, refeitório, cozinha, de professores, secretaria, banheiros acessíveis e área externa para recreação.

O bairro Malvinas ganhou a Escola Municipal Zélia de Souza Aguiar para, aproximadamente, 200 alunos na faixa de dois e três anos. A unidade é localizada na Rua Maria José Mahon Santos, s/nº.

Escolas para março

Ainda no mês de março será ampliada a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Arlete Ribeiro José. A unidade, que atendia 70 alunos, vai receber 160 novos estudantes. Já no Visconde, a unidade Municipal de Educação Infantil Professora Neiva Mariano dos Santos, vai funcionar na rua Leopoldina Araújo, 400. A escola contará com 10 salas de aula, secretaria, refeitório, cozinha e o atendimento de cerca de 200 estudantes, o que vai permitir receber novos alunos.

Moradores da Ajuda de Cima e do Bosque Azul contarão com mais uma escola de Educação Infantil para atender 180 alunos na faixa de dois a cinco anos. O novo espaço vai funcionar nas dependências da Igreja Batista da Ajuda de Cima, localizada na rua Irmã Maria das Cinco Chagas, 40 (antiga rua Projetada 2). A previsão é inaugurar a escola no dia 6 de março.

Além disso estão previstas licitações de obras para novas escolas no Bosque Azul, Aeroporto, Barra e Lagomar.