Produtores rurais recebem orientações durante palestra

Produtores rurais recebem orientações durante palestra

Por Jornal Expresso 08/02/2018 - 10:32 hs

Como incentivo e apoio ao trabalho de produtores rurais de Rio das Ostras, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca promoveu nesta terça-feira, dia 6, uma palestra com o coordenador de Arrecadação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar/RJ, Marcos André Ravizzini Lima. Cerca de 30 agricultores familiares participaram do encontro, que aconteceu no auditório do Departamento de Agropecuária – Deagro, em Cantagalo. 

Durante a palestra, vários assuntos importantes foram abordados, como a legalização do produtor rural junto aos órgãos competentes, nota fiscal eletrônica, benefícios previdenciários ligados ao setor e também sobre mudanças que vão acontecer a partir de julho no eSocial – Comercialização da Produção Rural Pessoa Física, e mudanças no Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural – FunRural, que já estão ocorrendo. 

Segundo Marcos André, hoje a maioria dos produtores rurais não possui inscrição na Previdência e não sabe que o segurado especial tem o benefício de um salário mínimo de aposentadoria após comprovar 15 anos de exercício da atividade, sendo para homens a partir dos 60 anos e mulheres com 55. Já em relação ao FunRural, ele explicou que houve uma alteração na alíquota de recolhimento sobre a comercialização da produção do Produtor Rural Pessoa Física (INSS), que caiu de 2,3% para 1,5%. 

“O produtor rural tem agora uma vantagem de 0,8% no valor do que ele produz. Dos 1,5%, hoje somente 0,2% vai para o Senar. Esse imposto vai ser posteriormente um subsídio para comprovar o exercício da atividade e também para poder se aposentar”, explicou o coordenador de Arrecadação do Senar/RJ. 

Para o produtor rural, Iltair Simões Drumond, a palestra foi bastante esclarecedora, pois destacou assuntos de grande importância sobre os quais, até então, os produtores não tinham tanto conhecimento para se resguardarem em suas atividades. “Esse encontro foi muito interessante e proveitoso para todos. Com certeza, essas informações vão nos ajudar muito na comercialização de nossos produtos, na legalidade e no que se refere a nossa aposentadoria”, ressaltou Drumond. 

INCENTIVO - O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca do município, Ivan Noé Antunes, disse que esse apoio ao agricultor tem sido possível graças às parcerias, destando a que vem sendo realizada com o Sindicato Rural, que abrange Casimiro de Abreu e Rio das Ostras. 

“O sindicato abriu portas para a realização de cursos para os produtores e estamos preparando muitas coisas boas para este ano. Através do Senar, também pudemos tirar dúvidas importantes dos agricultores aqui hoje, como os benefícios previdenciários. A Secretaria cumpre seu papel no campo, com a qualificação do produtor rural e ver esse auditório cheio é a recompensa que nós temos”, completou. 

A palestra também contou com a presença do presidente do Sindicato Rural, Alexandre Viana; do coordenador do Deagro, Márcio Piratello; e do supervisor local da Emater, Frederico Muzy.