07/12/2023 às 19h43min - Atualizada em 08/12/2023 às 00h00min

IDEMIA fornece sistema de identificação multibiométrica a 196 países membros da INTERPOL

MARCOS VIESI
IDEMIA
  • A IDEMIA alimenta BioHUB da INTERPOL com seu sistema de reconhecimento facial e de impressões digitais de última geração que pode identificar rapidamente potenciais pessoas de interesse (PDIs) para investigações policiais (fase 1) e necessidades de controle de fronteira (fase 2).
  • O MBIS 5 é o mais recente sistema de identificação multibiométrica (MBIS) da IDEMIA e apresenta taxa de precisão de correspondência mais alta e interfaces mais amigáveis.

São Paulo, 07 de dezembro de 2023. Em 4 de dezembro, data de abertura da 91ª Assembleia Geral da INTERPOL, e quando a entidade comemora seu centenário, a maior organização policial internacional do mundo anuncia o lançamento de seu BioHUB aprimorado, que é alimentado pelo novo Sistema de Identificação Multibiométrica (MBIS 5) da IDEMIA.

Tecnologia de ponta para ajudar a aplicação da lei em todo o mundo

A mais recente versão do sistema MBIS 5 integra algoritmos de última geração — que resultam em excepcional precisão e aumentam consideravelmente a correspondência — e apresenta interface mais intuitiva. Essa versão foi lançada inicialmente em outubro de 2023, marcando a primeira etapa de sua implantação com o objetivo de otimizar a identificação de potenciais pessoas de interesse (PDI) no campo das investigações policiais.

A segunda fase, que será implementada nos próximos dois anos, expandirá o alcance desta ferramenta até os pontos de controle fronteiriço. O sistema será capaz de realizar até 1 milhão de buscas forenses por dia, incluindo impressões digitais, impressões palmares e retratos, tornando-se o sistema de identificação biométrica automatizada de maior e melhor desempenho do mercado.

Uma parceria de longa data

A colaboração entre a IDEMIA e a INTERPOL começou em 1999, estabelecendo um marco a partir do lançamento do Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais (AFIS) da IDEMIA. Desde a sua criação, o AFIS tem desempenhado um papel crucial na facilitação da cooperação entre as forças policiais dos países membros. Seu design inovador forneceu acesso a ferramentas e serviços globais de aplicação da lei, como análise, evidências de impressões digitais e compartilhamento de dados forenses, tornando muito mais eficaz a condução de investigações internacionais por parte das autoridades policiais.

"A IDEMIA está orgulhosa da parceria que formou com a INTERPOL e por continuar tornando o mundo um lugar mais seguro para todos. Este projeto reforça ainda mais nossa longa parceria com a INTERPOL, que vem se fortalecendo há mais de 20 anos. Com a entrega do novo MBIS, desenvolvido por meio da nossa forte dedicação à I+D, a INTERPOL terá acesso a tecnologias de ponta de identificação digital, facial e da palma da mão, permitindo que ela e os países membros identifiquem pessoas suspeitas de forma mais rápida do que nunca. Estamos entusiasmados com nosso apoio à INTERPOL, o qual esperamos continuar por mais muitos anos para garantir a segurança de bilhões de cidadãos em todo o mundo", disse Matt Cole, vice-presidente executivo do Grupo de Segurança Pública e Identidade da IDEMIA.

O compromisso da IDEMIA com a excelência reflete-se em suas tecnologias de identidade e segurança que estão consistentemente entre as melhores. A IDEMIA continua liderando a corrida da tecnologia biométrica que engloba íris, impressão digital e reconhecimento facial. Os resultados mais recentes dos testes do NIST (National Institute of Standards and Technology) ressaltam a experiência e as soluções da IDEMIA que combinam eficiência, precisão e equidade[1].

INTERPOL cria um mundo mais seguro

A INTERPOL, que atualmente tem 196 países membros, é um catalisador essencial da colaboração global na aplicação da lei. Aumenta a sinergia entre as agências de aplicação da lei em todo o mundo, unindo esforços para forjar um ambiente mais seguro em escala internacional. A organização é sustentada por uma infraestrutura avançada de suporte técnico e operacional, aproveitando tecnologia de ponta para enfrentar o desafio cada vez mais complexo de combater o crime no século 21.

O reconhecimento facial é uma tecnologia importante, em rápida evolução, e que abriu muitas oportunidades para identificar pessoas e resolver crimes. Em 2016, a INTERPOL optou pelos recursos avançados de reconhecimento facial da IDEMIA para criar o Sistema de Reconhecimento Facial (IFRS) da INTERPOL. O IFRS contém imagens de rostos de mais de 170 países e, desde o seu lançamento, milhares de terroristas, criminosos, fugitivos e pessoas desaparecidas foram identificados. Em 2019, a INTERPOL renovou seu contrato com a IDEMIA para atualizar o sistema atual para um Sistema de Identificação Multibiométrica (MBIS).

"Da mesma forma que os criminosos usam formas cada vez mais inovadoras e sofisticadas para evitar a detecção, a aplicação da lei também deve aproveitar os últimos avanços da tecnologia, especialmente a segurança biométrica, para combater melhor todas as formas de crime transnacional. A parceria fortalecida da INTERPOL com a IDEMIA ajudará ainda mais nossos países membros a melhor proteger suas fronteiras e comunidades", disse Cyril Gout, Diretor de Análise e Apoio Operacional da INTERPOL.
 
[1]O algoritmo de reconhecimento de íris da IDEMIA ficou em primeiro lugar no último ranking do NIST Iris Exchange (IREX 10). O algoritmo gerador de modelo de impressão digital da IDEMIA ficou em primeiro lugar no ranking do NIST Minutiae Interoperability Exchange (MINEX III). E a tecnologia de reconhecimento facial da IDEMIA mais uma vez ficou em primeiro lugar entre os 100 algoritmos mais precisos do Face Recognition Vendor Test (FRVT) para detectar correspondências faciais falsas.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.