07/12/2023 às 08h46min - Atualizada em 08/12/2023 às 00h00min

Mídia NINJA realiza cobertura da COP28 com foco na luta por justiça climática

Com produção de conteúdo multimídia e cobertura colaborativa, rede produz vídeos, matérias e materiais informativos sobre os principais temas tratados na cúpula

SNA Assessoria Empresarial
https://midianinja.org/cop-28/
Mídia Ninja
 

Sob uma crise climática sem precedentes, a Mídia NINJA está em Dubai para participar e realizar a cobertura da COP28, a Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas. É a terceira vez consecutiva que a NINJA envia sua delegação à COP. 

 

Em sua primeira cobertura foram 114 matérias, 26 artigos de opinião, 35 e 4 episódios de podcast. Para esse ano a equipe pretende manter a produção transmídia do evento que reúne líderes políticos de todo o mundo para deliberar sobre ações cruciais para conter a crise climática global.

 

A equipe da Mídia NINJA está representada por Marielle Ramires, Ana Pessoa e Oliver Kornblihtt, que estão presentes não apenas nas mesas de debate e negociação, mas também nas redes sociais, nas ruas e nos bastidores, trazendo uma perspectiva midiativista para amplificar as vozes das comunidades afetadas e destacar a urgência das ações climáticas.

 

A produção de conteúdo envolve matérias jornalísticas, mas também produtos multimídia com conteúdos de linguagem simples e direta que auxiliam a sociedade em geral a entender e dimensionar a crise global que a humanidade enfrenta. A cobertura colaborativa da Mídia NINJA tem como objetivo visibilizar as demandas urgentes das comunidades atingidas por ações concretas e garantir a justiça climática.

 

O cenário é de ebulição global, marcado por eventos extremos que assolam o Brasil e o mundo. Deslizamentos de encostas, a maior seca na história recente do Amazonas, tornados, chuvas intensas, Manaus envolta em fumaça, cheias históricas e mortandade de peixes e botos são apenas algumas das consequências visíveis da crise climática que assola o planeta. A sensação térmica de 60º em plena primavera destaca a gravidade da situação.

 

“No coração das discussões, o financiamento se destaca como uma das principais agendas”, escreveu Marielle Ramires. “Um fundo de 100 bilhões anuais destinados a países em desenvolvimento para ações de adaptação climática foi prometido em 2009, e já deveria ser uma realidade até 2020. No entanto, até hoje, essa promessa segue em vão”.

 

A COP28 se apresenta como um espaço vital de debate, onde decisões cruciais sobre a política climática internacional serão tomadas. Para tal, a Mídia NINJA convoca comunicadores, comunicadoras, ativistas pelo clima e jornalistas a se unirem e acompanharem as narrativas que serão divulgadas nas redes do Clímax e Casa NINJA Amazônia.

 

A cobertura colaborativa pode ser acompanhada em tempo real através do canal do Telegram COP28 NEWS (https://t.me/PEOPLESCOLLAB22News), pelo perfil do Instagram Climax.now ( https://www.instagram.com/climax.now ) e pelo site da Mídia Ninja (https://midianinja.org/cop-28/).

 

Foto 01:

 https://midianinja.org/wp-content/uploads/2023/11/photo_2023-11-23-11.54.08.jpeg

 

Legenda: Antes de embarcar para Dubai, para cobrir a COP28, a equipe da Mídia Ninja se preparou em evento de 3 dias consecutivos, em Brasília .

 

Sobre o CLIMAX

A Mídia NINJA realizou o CLIMAX, Encontro de Cultura, Comunicação e Clima, em Brasília, de 24 a 27 de novembro, reunindo ativistas, indígenas e líderes em prol da justiça climática. Com foco em cultura e comunicação, o evento buscou soluções coletivas para desafios climáticos, contando com mais de 80 convidados e a participação da Ministra boliviana Maria Nela Prada. 

 

O CLIMAX marcou o lançamento da rede @climax.now e o estabelecimento da AACCC, uma iniciativa da sociedade civil amazônica para influenciar debates e políticas climáticas. Apoiada pelo Programa Vozes pela Ação Climática Justa (VAC) e WWF-Brasil, a AACCC atua em Articulação, Formação, Narrativas e Alternativas Econômicas, promovendo a Justiça Climática na Amazônia, reconhecendo a interconexão entre cultura, desenvolvimento global e preservação de recursos.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.