11/12/2023 às 11h01min - Atualizada em 12/12/2023 às 20h00min

Bureau Vertias lança solução de rastreio de cadeia produtiva

V-Trace facilita visão completa da cadeia de suprimentos sob aspectos socioambientais e atende exigências dos principais mercados das exportações brasileiras, como Europa e Ásia

Assessoria de Imprensa
Bureau Veritas
 

O Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), lança o V-Trace, uma solução digital de rastreabilidade verificada para monitoramento e controle das cadeias de suprimentos. Por meio da ferramenta, desenvolvida em conjunto com a Optel, referência global em tecnologia de rastreabilidade, o Grupo oferece maior visibilidade e transparência sobre a origem dos insumos, a qualidade e conformidade da mercadoria e o impacto socioambiental de cada etapa do processo produtivo, contribuindo para o fortalecimento da reputação dos produtores brasileiros. De acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), somente no primeiro semestre de 2023, o país exportou US$ 23 bilhões em produtos para a União Europeia, que têm rígidas diretrizes sobre importações de commodities, especialmente em relação ao controle de desmatamento e proteção de direitos humanos.

 

“V-Trace combina nossa expertise em inspeções e certificações com nossa atuação em mais de 140 países para oferecer uma solução completa e atualizada sobre as regulamentações de diferentes mercados. À medida que a sociedade eleva o grau de cobrança sobre a responsabilidade socioambiental das empresas, surgem novas regulamentações e critérios para produção e comercialização de insumos. A rastreabilidade verificada agrega valor aos produtos e aumenta a confiança do mercado, além de proteger a marca e reduzir o risco relacionados a barreiras comerciais”, explica Andressa Lisboa, diretora de Certificação e Auditoria do Bureau Veritas.

 

A solução conjunta do Bureau Veritas e da Optel possibilita o mapeamento integrado das cadeias de suprimento das empresas para que elas possam monitorar todos os aspectos e se proteger de possíveis impactos negativos associados a seus fornecedores. Os dados são compilados em uma plataforma digital, de forma prática e modular para facilitar a tomada de decisões e a elaboração de relatórios de rastreabilidade. Todas as informações são verificadas por especialistas do Grupo, contribuindo para a credibilidade da empresa no mercado e obtenção de vantagem competitiva no setor de exportação. Para os consumidores finais, os detalhes sobre origem, qualidade e sustentabilidade são disponibilizados via QR Code impresso nas embalagens.

 

Em 2023, o volume de exportações brasileiras deve crescer 5,4%, após já ter aumentado 4,4% em 2022, segundo relatório da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Lisboa ressalta que, além de atender à legislação nacional e pressão do mercado interno por melhores práticas socioambientais e de governança, os exportadores precisam redobrar a atenção em relação às demandas dos países de destino. O Parlamento Europeu, por exemplo, promulgou uma lei que impede a entrada de commodities nos países da União Europeia que tenham sido produzidas em áreas desmatadas, degradadas ou fruto de trabalho que viole os direitos humanos e dos povos originários. A Alemanha exige que empresas com mais de 3 mil colaboradores implementem sistemas de gestão de risco de fornecedores e, a partir de abril de 2024, será obrigatória a apresentação dos relatórios de conformidade. Embora não tenha uma legislação definida, a China, outro grande importador de insumos brasileiros, vem intensificando políticas de incentivo à rastreabilidade socioambiental das cadeias de suprimento.

 

Sobre o Grupo Bureau Veritas

Com receita global de 5,7 bilhões de euros, o Bureau Veritas é líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC). Fundado em 1828, o Grupo está presente em 140 países, atendendo mais de 400 mil clientes. São 80 mil colaboradores localizados em mais de 1.600 escritórios e laboratórios pelo mundo, sendo mais de 6 mil profissionais no Brasil. O Bureau Veritas oferece um portfólio completo de serviços e soluções inovadoras para garantir que ativos, produtos, infraestrutura e processos atendam aos padrões e regulamentações de qualidade, saúde e segurança, proteção ambiental e responsabilidade social.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.