Ambiente e Sustentabilidade: preservação e educação ditaram ritmo de trabalho

Ambiente e Sustentabilidade: preservação e educação ditaram ritmo de trabalho

Por Jornal Expresso 31/12/2017 - 10:20 hs

Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade direcionou suas ações em 2017, em atividades de destaque como a coleta de resíduos, plantio de mudas e na consolidação do Parque do Barreto e do Atalaia como locais aprazíveis para visitação e apreciação da fauna e flora. Entre as principais ações desse ano, têm destaque:

Operação Verão na serra

A Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade implantou a Operação Verão nos distritos e localidades da região serrana. A ação, que conta com diversas outras secretarias, realiza rondas ostensivas em pontos estratégicos, como o portal do Sana e Ponte das Neves, local de acesso às Cachoeiras do Frade, Glicério, Duas Barras, Ciriaca, Bicuda Grande e Bicuda Pequena. O trabalho acontece por todos os finais de semana e feriados até março de 2018.

Plantios

A preservação do ambiente é uma das metas permanentes da secretaria e, com esse foco, o plantio de mudas foi uma das ações realizadas ao longo do ano. A Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade promoveu o plantio de 500 mudas de espécies arbóreas em diversos bairros do município.

Coleta de Resíduos

Visando oferecer aos munícipes alternativas ambientalmente adequadas de destinação de seus resíduos sólidos, orientando sobre os danos ao meio ambiente e à saúde relacionados ao descarte incorreto desses resíduos, a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade possui programas e ações de destinação de resíduos especiais. De acordo com seu volume, peso, grau de periculosidade ou degradabilidade, requerem procedimentos especiais para o seu manejo e destinação.

Recicle seu Óleo – Programa Municipal de Coleta de Óleo Vegetal recolheu 7.882 litros de óleo vegetal. A entrega das garrafas PET contendo óleo vegetal usado ocorre nos seguintes pontos: