13/12/2023 às 16h09min - Atualizada em 14/12/2023 às 00h00min

Fundação Bienal elege Andrea Pinheiro para a presidência da Diretoria Executiva

Nova presidente assume em 2 de janeiro de 2024 com proposta de reestruturar a maneira como é designada a curadoria da Bienal de São Paulo;

Tainara Mistrello Neman
https://bienal.org.br/
Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo
 

Fundação Bienal elege Andrea Pinheiro para a 

presidência da Diretoria Executiva

 

Nova presidente assume em 2 de janeiro de 2024 com proposta de reestruturar a maneira como é designada a curadoria da Bienal de São Paulo;

 

Maguy Etlin é eleita primeira vice-presidente da Diretoria, composta ainda por outros seis membros

 

São Paulo, 13 de dezembro de 2023 –  Andrea Pinheiro é a nova presidente da Fundação Bienal de São Paulo, eleita pelo Conselho de Administração da Fundação nesta última terça-feira, 12. O mandato tem vigência de dois anos, podendo haver reeleição para mais dois. Andrea Pinheiro toma posse em 2 de janeiro de 2024 e assume com a proposta de criar um comitê colegiado para a seleção da curadoria da 36ª Bienal de São Paulo, a ser realizada em 2025, além de intensificar ainda mais o papel educativo e formador da instituição.

 

Gestora experiente, Andrea Pinheiro tem mais de trinta anos de atuação no mercado financeiro e soma experiências em funções de governança, cargos de alta gerência e liderança de equipes. Ela atuou como a segunda vice-presidente das últimas duas gestões da Diretoria Executiva (2019-2023), estando à frente sobretudo dos esforços de captação de recursos. Durante o período, a quantidade de patrocinadores da Fundação Bienal passou de dezoito, em dezembro de 2018, para 48, em dezembro de 2023, além de mais treze apoiadores internacionais e dezesseis parceiros.  

 

Ela inicia seu mandato com uma Diretoria Executiva parcialmente renovada, composta tanto por membros da gestão anterior quanto por novos nomes. Permanecem na casa Ana Paula Martinez, Francisco Pinheiro Guimarães, Luiz Lara e Rita Drummond, e passam a integrar o colegiado Roberto Otero e Solange Sobral. A primeira vice-presidente será Maguy Etlin, membro do Conselho de Administração da Fundação Bienal desde 2019, no qual tem atuado como coordenadora do Comitê Internacional e presidente do Conselho Consultivo Internacional.

 

Alinhada com o time que há mais de dez anos deu início à revitalização da instituição, Andrea Pinheiro sucede José Olympio da Veiga Pereira (2019-2023), João Carlos de Figueiredo Ferraz (2017-2018), Luis Terepins (2013-2016) e Heitor Martins (2009-2012). Pinheiro assume a presidência de uma instituição saudável e sustentável, que opera com autonomia financeira, transparência e com um equipe permanente especializada, resultado de um processo de fortalecimento institucional iniciado há quase quinze anos. 

 

Para o biênio 2024-2025, estão programados projetos como as mostras itinerantes da 35ª Bienal de São Paulo, que chegarão ao número recorde de onze cidades brasileiras e quatro estrangeiras; a participação oficial do Brasil na 60ª Bienal de Veneza e na 19ª Bienal de Arquitetura de Veneza; a continuidade das ações de catalogação e conservação do Arquivo Histórico Wanda Svevo; além, é claro, da 36ª Bienal de São Paulo. 

 

Segundo Andrea Pinheiro, “a Bienal de São Paulo se coloca como uma janela que não apenas nos conduz a novos horizontes, mas também nos incita à reflexão sobre aquilo que nos constitui. Ao compartilhar a diversidade da arte global e brasileira, ela se abre para um público tanto nacional quanto internacional. Em contraste com outras bienais, mais direcionadas a especialistas, a Bienal de São Paulo acolhe calorosamente apreciadores de eventos culturais, bem como aqueles que estão dando os primeiros passos no vasto universo das artes. É notável que uma parte significativa dos visitantes seja composta por aqueles que estão se familiarizando pela primeira vez com o cenário artístico, fortalecendo assim o nosso papel educativo e tornando-o cada vez mais atuante dentro da instituição. Mais do que um simples evento, a Bienal de São Paulo representa uma oportunidade única de transformação, renovando-se a cada dois anos e exercendo uma influência singular sobre a percepção daqueles que se aproximam dela. Nosso propósito vai além de trazer a arte para perto; é educar e inspirar nossos novos frequentadores”.
 

Sobre Andrea Pinheiro

Com mais de trinta anos de atuação no mercado financeiro, soma experiências em funções de governança, cargos de alta gerência e liderança de equipes. Foi sócia-fundadora do BR Partners, um dos principais bancos de investimento independentes do Brasil, onde respondeu por toda a gestão operacional, além de participar do Conselho de Administração e de comitês executivos. Anteriormente, foi diretora do Banco BMC, tendo conduzido sua transformação em uma instituição de nicho, com atuação especializada em crédito consignado, segmento no qual se destacou entre os líderes. Ainda no BMC, comandou seu processo de venda ao Bradesco, em 2007. Com graduação e MBA em Administração de Empresas, esse último cursado na Universidade de Nova York, e especialização em Governança Corporativa pela Wharton School, Andrea Pinheiro foi diretora da Fundação Bienal de São Paulo entre 2019 e 2022, e é embaixadora da Endeavor e conselheira do MASP, da Vivo e do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

 

Sobre a Diretoria Executiva

Maguy Etlin (primeira vice-presidente)

Marguerite Etlin (Maguy) é coordenadora do Comitê Internacional e presidente do Conselho Consultivo Internacional da Fundação Bienal de São Paulo desde 2019, contribuindo significativamente para o alcance global e as iniciativas estratégicas da organização. Ela ainda é membro do Conselho do MASP e do Instituto Inhotim, bem como da Associação Amigos do Museu Beaubourg, além de estar envolvida com inúmeras iniciativas culturais, como a Casa do Povo e o Grupo Corpo, e ONGs como Orientavida e ACTC. Antes de suas atividades no mundo da arte, foi, entre 1992 e 1999, COO da Bianchini Ferrier, a maior fabricante europeia de tecelagem de seda para a indústria da moda. Em 2003, fundou a Maguy Did It, marca de design criativo de bolsas e acessórios femininos. É, ainda, cofundadora da BlastU, uma conferência e plataforma on-line sobre inovação e tecnologia criada em 2017. Maguy possui cidadania brasileira e francesa. É formada em administração pela Ecole des Cadres, de Paris. É fluente em português, inglês, francês e espanhol.



 

Luiz Lara (segundo vice-presidente)
Luiz Lara é publicitário e fundador da Lew’Lara\TBWA. Profissional de atendimento e planejamento, atuou na construção e no posicionamento de muitas marcas, e conquistou vários prêmios ao longo de sua carreira, entre eles Caboré, Colunistas e Effie. Atualmente é chairman do Grupo TBWA no Brasil e sócio da TO BE GOOD, atuando em advocacy e comunicação. Foi presidente da Abap e organizou o 4º e o 5º Congresso da Indústria da Comunicação. É presidente pro bono do Conselho do Cenp e membro da Assembleia Geral da ESPM. Atua em várias organizações do terceiro setor, é membro do Conselho da Childhood, do Instituto de Cidadania Empresarial e da Fundação OSESP. É membro da Diretoria Executiva da Fundação Bienal de São Paulo desde 2019, onde agora assume a segunda vice-presidência.

 

Ana Paula Martinez

Ana Paula Martinez é sócia de Levy & Salomão Advogados. Foi Diretora do Departamento de Proteção e Defesa Econômica da SDE/Ministério da Justica (2007-2010) e associada do Cleary Gottlieb Steen & Hamilton LLP em Bruxelas (2006-2007). É árbitra da Câmara de Arbitragem do Mercado da BM&FBOVESPA/B3 e membra do Conselho do Insper, do Centro David Rockefeller para Estudos Latino-Americanos de Harvard, do Institute for Consumer Antitrust Studies da Loyola University Chicago e do MASP, além de ser diretora da Fundação Bienal. É líder da Fundação Estudar, do Instituto Ling e fundadora e membro do Conselho do fundo patrimonial Sempre SanFran. Foi consultora do Banco Mundial, da Unctad e do Governo da Colômbia para temas de concorrência. É bacharel, mestra e doutora pela USP e mestra em Direito pela Harvard University. Tem licença para advogar no Brasil e em NY. Autora de diversos livros e artigos sobre temas de concorrência e anticorrupção, além de vencedora de prêmios nessas áreas.

 

Francisco Pinheiro Guimarães 

Sócio da Pinheiro Guimarães Advogados, mestre em Direito pela Columbia University School of Law (LLM, 1996), membro da Ordem dos Advogados do Brasil (1994) e da Ordem dos Advogados de Nova York (New York Bar Association) (1996). Co-autor da obra Direito das companhias, coordenada pelos doutores Alfredo Lamy Filho e José Luiz Bulhões Pedreira e ganhadora do 52º Prêmio Jabuti. É advogado.

 

Rita Drummond 

Graduada em Direito pela PUC-RJ, fez um curso de pós-graduação lato sensu na UERJ em direito civil, cursou LLM na London School of Economics and Political Science (LSE), fez diversos cursos na Harvard Business School ligados à Governança, é Conselheira na WILL – Women in Leadership Latin America (que é uma organização internacional sem fins lucrativos que atua no apoio e promoção do desenvolvimento da carreira das mulheres na América Latina). Atuou por quase dez anos em escritórios de advocacia, nas áreas de direito societário, e arbitragem. Desde 2008 trabalha na Cosan, onde, desde 2020 é vice-presidente jurídica. É diretora da Fundação Bienal e escreve sobre arte para o Brazil Journal.

 

Roberto Otero 

Roberto Otero é CFO e membro do comitê executivo da Arco Educação, companhia brasileira que fornece plataformas educacionais e financeiras para escolas particulares, com capital aberto na Nasdaq. Além da posição de diretor financeiro estatutário da companhia, também é membro dos Comitês de Auditoria e de Pessoas, e do Conselho de Administração, onde representa a administração. Otero ocupa a posição desde 2021, quando juntou-se à Arco após um período de 14 anos trabalhando no Bank of America Merrill Lynch, em que ingressou em 2007 como estagiário e onde percorreu diversas posições até ser promovido a diretor executivo em 2020. Durante esse período atuou como analista sell side cobrindo os setores de Educação, Saúde, Transportes e Tecnologia, tendo sido ranqueado como TOP 3 melhor analista na América Latina por diversos anos pela publicação Institutional Investor e participado em mais de 30 operações de abertura de capital, somando mais de US$ 4 bilhões de dólares. Otero é formado em Administração Pública pela FGV-EAESP com ênfase em Economia pela Universidad Carlos III em Madrid, na Espanha. 

 

Solange Sobral 

É empresária na CI&T há 27 anos, onde começou como programadora de software, sendo a quinta colaboradora da empresa. Atualmente é sócia, EVP e lidera a expansão da marca para a Europa, Oriente Médio e África. Foi conselheira da Unidas entre 2021 e 2022. Desde 2022, é membro independente do Conselho da VIVO Telefônica, bem como membro do seu Comitê de Qualidade e Sustentabilidade. É membro do Conselho Consultivo da WCD (Women Corporate Directors) e da regional de Campinas do Capitalismo Consciente Brasil. É, ainda, membro do Comitê Consultor de Diversidade e Inclusão do Itaú e co-líder do Comitê do Conselho Consultor ESG da CI&T. É colunista do Meio&Mensagem, cobrindo transformação digital. É formada em Ciência da Computação pela UFSCar e mestre na mesma área pela UNICAMP.

 

 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.