15/12/2023 às 15h03min - Atualizada em 16/12/2023 às 00h00min

Centro Paula Souza apresenta projeto da futura Fatec Rio Claro em evento com a Unesp

Sede da unidade terá formato de campus inteligente, com equipamentos de conectividade, disposição de mobiliário e integração empresarial

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/centro-paula-souza-apresenta-projeto-da-futura-fatec-rio-claro-em-evento-com-a-unesp/
Representantes do Centro Paula Souza, Unesp e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação participaram do encontro (Foto: Divulgação)

No início desta semana, a vice-diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Emilena Lorenzon Bianco, participou do evento “Unesp e Fatec: parceria para formar profissionais do futuro”. O encontro no campus da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), em Rio Claro, teve o objetivo de apresentar o projeto da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) que será implantada na cidade.

Também participaram do evento o coordenador de Ensino Superior da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Estado de São Paulo, Sérgio Roberto Nobre; o diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Unesp – Campus de Rio Claro, Edson Denis Leonel; o diretor da Agência Unesp de Inovação, Saulo Philipe Sebastião Guerra; e o gerente de planejamento e projetos da Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp).

“Esperamos contar com a colaboração da Unesp seja na elaboração de metodologias de aprendizagem com o departamento de pedagogia, seja com parcerias em projetos de pós-graduação em economia verde nos quais os pesquisadores teriam apoio dos estudantes da Fatec”, explica Emilena.

“A proposta da Fatec é muito interessante e coincide com as atividades que já desenvolvemos no IGCE, com relação a resolver problemas da sociedade e demandas específicas das indústrias”, avalia Edson Denis Leonel.

Estrutura

A sede da Fatec contará com um formato de campus inteligente, com equipamentos de conectividade, disposição de mobiliário e tecnologias integradas ao ambiente empresarial. O investimento do Governo do Estado de São Paulo é de cerca de R$ 16 milhões nas obras de construção, reforma e adequação do espaço.

“Antenada aos desafios da nova economia cada vez mais digital, a futura Fatec de Rio Claro será referência, tanto pelo ambiente de aprendizagem colaborativo quanto na abordagem pedagógica alinhada às necessidades do mundo corporativo, por meio da resolução de problemas reais das empresas parceiras”, afirma Emilena.

Os cursos de graduação, que vão incluir quatro trilhas profissionais – inteligência de dados, inteligência artificial, internet das coisas e governança ambiental, social e corporativa (ESG) – serão oferecidos em parceria com a iniciativa privada, com foco em tecnologias habilitadoras para indústria 4.0.

As trilhas serão híbridas com aulas presenciais, online síncronas e assíncronas, ministradas por professores do CPS e apoiadas por profissionais das empresas parceiras. Outro diferencial é disponibilizar certificações intermediárias que facilitem a entrada dos estudantes no mercado de trabalho mesmo antes de concluir o curso.

Vestibular

As inscrições do processo seletivo para o primeiro semestre de 2024 das Fatecs podem ser feitas até 18 de dezembro, pelo site vestibularfatec.com.br. As Fatecs oferecem 19.445 vagas para as unidades de todo o Estado de São Paulo. Deste total, 14.581 são destinadas ao Vestibular e 4.864 vagas aos candidatos do Provão Paulista. São 93 opções em cursos superiores de tecnologia, que têm duração mínima de três anos.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Centro Paula Souza apresenta projeto da futura Fatec Rio Claro em evento com a Unesp apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.