14/12/2023 às 17h36min - Atualizada em 16/12/2023 às 00h00min

Rede Synapse promove seminário sobre melhores práticas no ensino em Sergipe

O evento encerra um ciclo que já passou por mais cinco estados, para apresentar as melhores práticas desenvolvidas por professores da Rede Synapse e que estão contribuindo com melhorias no ensino no ciclo de alfabetização e Educação Infantil

Bianca Silva Sales
Seminário da Rede Synapse no município de Pedra Furada
 
Aracaju, 14 de dezembro de 2023 - A Rede Synapse, uma iniciativa empreendedora formada por professores que atuam no conceito de tecnologia social, voltada à melhoria do ensino no ciclo de alfabetização e Educação Infantil em regiões vulneráveis e de extrema pobreza, por meio de uma metodologia própria – realiza neste sábado (16/12) em Laranjeiras (SE), o “Seminário Rede Synapse”. O evento acontece das 8h às 12h, no Auditório do Campus de Laranjeiras da Universidade Federal de Sergipe e deve reunir cerca de 250 pessoas entre especialistas em educação. professores, autoridades, e parceiros da Rede Synapse.

Sergipe é o 6º estado a receber o evento que já passou por Ceará, Minas Gerais, Maranhão, Paraíba e Pará, integrando mais de mil pessoas. Segundo Kiara Ramos da Rede Synapse, o objetivo é apresentar as melhores práticas desenvolvidas pelos professores da Rede Synapse para facilitar e apoiar o ensino público, desde a infância, considerando as realidades dos municípios mais afastados dos grandes centros.

Durante o seminário também serão apresentadas as palestras: “Unindo esforços para uma educação transformadora”, de Rosilene Pimentel Santos Rangel, professora doutora em Letras e Linguística e mestre em Educação; “Educação Antirracista”, com Vitalina Silva, vencedora do Prêmio Led Luz na Educação da Rede Globo - 2023 na categoria Professor Inovador, licenciada em Letras Vernáculas, especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, mestranda em Educação de Jovens e Adultos, professora do Centro Educacional Maria Quitéria, formadora da Coordenação de Projetos Especiais COPE-Secretaria da Educação do Estado da Bahia-SEC. O evento também contará com a participação da atriz e cantora Nara Gil.

Sobre a Rede Synapse

A Rede Synapse é uma ONG (organização não-governamental) que nasceu da iniciativa empreendedora de professores alfabetizadores, para construção de uma educação de qualidade para todas as crianças do Brasil, com a colaboração da sociedade. Esse grupo desenvolveu a metodologia em Santa Luzia do Itanhy (SE), em 2010, em parceria com o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), que desenvolve tecnologias sociais nas áreas de educação básica, educação empreendedora e saúde básica em comunidades.

A metodologia é focada na alfabetização e na Educação Infantil, considerando o contexto, a realidade e a vivência de cada aluno, criada para alcançar os municípios mais negligenciados do país. A Rede Synapse atua para ser referência nacional em alfabetização até 2030. Seus professores são comprometidos com o propósito de construir, aplicar, avaliar e aperfeiçoar continuamente essa metodologia exclusiva e inovadora, adequada à realidade da educação do Brasil.

O diferencial do método é a forma como organiza os conteúdos para as aulas dentro de uma rotina que atua nos objetivos de aprendizagem da matriz Synapse, sempre correlacionados com as habilidade e competências de cada ano/série previstos na Base Nacional Comum Curricular- BNCC. Atualmente, a metodologia Synapse está em 38 municípios brasileiros de 6 estados (SE. MA, CE, MG, PB e PA) e conta com mais de 2000 professores certificados e mais de 41.700 alunos impactados.


Serviço:

“Seminário Rede Synapse”
Data: 16/12/2023 (sábado)
Horário: 8h às 12h
Local: Auditório dos Campus de Laranjeiras / Universidade Federal de Sergipe
Endereço: Praça Samuel de Oliveira, nº 1, Centro, Laranjeiras–SE
 
Programação 
 
08h00 Abertura
08h10 Palestra: Unindo esforços para uma educação transformadora.
08h40 Apresentações dos trabalhos desenvolvidos em 2023
10h05 Palestra: Educação Antirracista
10h35 Apresentações dos trabalhos desenvolvidos em 2023
11h10 Encerramento


Informações à imprensa I Rede Synapse:
Pitchcom Comunicação
Isadora Leone | (11) 98445-3985 - [email protected]
Andrea Cipriano | (11) 99151-2328 – [email protected]
Bianca Sales | (11) 94571-9028 – [email protected]


 
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.