14/12/2023 às 17h10min - Atualizada em 16/12/2023 às 00h00min

São Sebastião atualiza o Plano Diretor de Turismo

Objetivo é adequar o documento que norteia as diretrizes de desenvolvimento da atividade turística às novas demandas; revisão a cada três anos é prevista em lei

Ieda Aparecida Rodrigues
Lettera Comunicação
Prefeitura de São Sebastião/Marcos Bonello
São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, está iniciando o processo de revisão do Plano Diretor de Turismo do município, que é de 2020. O objetivo é atualizar o documento, que reúne as diretrizes para o desenvolvimento da atividade turística de forma sustentável, às novas demandas que vão surgindo no decorrer do tempo. A reformulação, a cada três anos, é prevista em lei e é feita conjuntamente entre o poder público e iniciativa privada representada pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de São Sebastião. 
A atividade turística tem papel fundamental na economia de São Sebastião, na valorização da cultura e preservação do meio ambiente, ressalta Adriana Augusto Balbo, secretária de Turismo. “É necessário planejar estratégias, avaliar as ações tomadas e monitorar a implementação de projetos de forma participativa. Assim avançaremos de maneira sustentável”, afirma ela.
A revisão, sob coordenação da Secretaria de Turismo de São Sebastião e do Comtur, será elaborada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), uma instituição ligada à Universidade de São Paulo (USP) que congrega um seleto grupo de profissionais que desenvolvem projetos de pesquisa, consultoria e educação em todas as áreas da administração e foi o responsável pela elaboração do Plano Turismo SP 20 30 do Estado de São Paulo. “Já temos vários tópicos para debatermos, como a abertura de novos mercados e a adequação da prática da atividade turística à agenda da ONU (Organização das Nações Unidas) para o desenvolvimento sustentável”, acrescenta a secretária de Turismo.
Marco Cesare Perrotti Júnior, presidente do Comtur, acrescenta que o Plano Diretor vai estabelecer diretrizes sustentáveis para o turismo de São Sebastião considerando o momento atual, de mudanças climáticas. O foco deste Plano Diretor, que será válido para o período de 2024 a 2026, será sustentabilidade”, afirma. Além de balizar o desenvolvimento do turismo, o Plano Diretor é imprescindível para o município captar recursos públicos estaduais, que ajudam a fomentar a atividade e irrigar a economia local.
Adriana ressalta que São Sebastião tem se empenhado esforços na estruturação de uma Política Municipal de Turismo, promovendo o funcionamento e autonomia do Comtur, principal instrumento de controle e participação popular, além do fortalecimento e qualificação da Secretaria Municipal de Turismo. “E o Plano Diretor de Turismo contribui como um instrumento que organiza esta política e orienta o município para ações estratégicas de médio e longo prazo”, completa.
E, agora, a revisão do Plano Diretor será feita pela FIA-USP, que tem ampla experiência na área, inclusive com a bagagem do Plano Turismo SP 20 30 do Estado de São Paulo. A equipe de trabalho é formada por sete profissionais gabaritados: Moacir de Miranda Oliveira Jr, que é doutor e mestre em administração, coordenador geral da FIA e professor titular da USP; Diego Bonaldo Coelho, coordenador da FIA; Guilherme Miranda, José Veríssimo Romão Netto, Fernanda Hummel, Romeu L. Filho que são consultores seniores da FIA, e Camila Lopes Seixas, consultora pleno da FIA. O Plano Diretor de Turismo com as mudanças propostas precisará ser aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito para virar lei e entrar em vigor.
 
Sobre São Sebastião
Com mais de 100 quilômetros de litoral, de Boracéia até Enseada, no Litoral Norte de São Paulo, São Sebastião é uma das regiões mais encantadoras da costa brasileira. São mais de 50 praias, enseadas e ilhas emolduradas pelo encontro da Mata Atlântica com as areias brancas e o azul do mar. Não à toa atrai amantes do sol, surfistas e famílias em busca de momentos inesquecíveis à beira-mar. A cidade oferece uma rica herança histórica, com igrejas seculares e charmosas construções coloniais. A gastronomia local é uma verdadeira delícia, com uma variedade de restaurantes, bares e quiosques à beira da praia, onde os visitantes podem saborear frutos do mar frescos e pratos típicos da região. Além disso, São Sebastião é um polo cultural, com eventos durante todo o ano, de festivais de música a celebrações tradicionais
 
 
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.