14/12/2023 às 12h50min - Atualizada em 16/12/2023 às 00h00min

5 passos para ter sua startup aprovada em programas públicos de investimento

Brasil é o país com mais startups na América Latina; programas públicos de fomento à inovação podem acelerar a competitividade internacional

Programa Centelha
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Divulgação/Freepik
 

As startups têm desempenhado, em níveis cada vez maiores, um importante papel no desenvolvimento da inovação e crescimento econômico do Brasil. Porém, muitas dessas empresas, em um primeiro momento, dependem de apoio financeiro para iniciar suas atividades e atingir um patamar de estabilidade no mercado. Esse apoio pode vir por meio de financiamentos e linhas de créditos privados, como também de participação em programas públicos de fomento ao empreendedorismo.

 

O Brasil possui mais de 13 mil startups ativas e é o país com o maior número de startups na América Latina, de acordo com a pesquisa “Panorama Tech na América Latina 2023″, produzida pelo Distrito. O dado evidencia a necessidade de existência de programas públicos de incentivo a novos negócios, uma vez que o país tem um grande ecossistema de startups e apresenta grande potencial de inovação.

 

Tendo esse cenário em vista, Fernanda Konradt de Campos, especialista da Fundação CERTI e consultora do Programa Centelha - uma das maiores iniciativas do Governo Federal de fomento ao empreendedorismo inovador no Brasil - lista cinco dicas de como os empreendedores podem se preparar para serem selecionados em programa públicos do governo.

 

1- Conheça a fundo o edital e os critérios de seleção

Parece óbvio, mas nem sempre todos os empreendedores se atentam a esse ponto. Portanto, antes de se candidatar a qualquer programa de investimento público, entenda os requisitos e critérios da seleção, pois cada programa tem suas especificações, prioridades e objetivos próprios no que tange a fomentar o empreendedorismo e inovação. Posteriormente, faça uma análise do momento do seu negócio no mercado e identifique qual iniciativa tem mais coerência com o seu projeto e com as metas que você almeja alcançar com ele. 

 

2- Desenvolva um modelo de negócios sólido 

Um dos pontos mais considerados pelos avaliadores no momento da seleção é quão bem elaborado é o modelo de negócios de uma startup. É imprescindível que o modelo apresente de forma clara e convincente o potencial de crescimento e sustentabilidade daquela empresa. É necessário incluir informações detalhadas sobre como o negócio é estruturado, além de dados sobre mercado no qual está inserido, público alvo, estratégia de crescimento, além de metas a curto, médio e longo prazo.

 

3- Conheça o impacto social ou econômico do seu negócio 

Atualmente, muitos programas públicos de incentivo ao empreendedorismo têm foco em apoiar startups que podem gerar impacto social ou econômico onde estão inseridas, seja no mercado, região geográfica ou comunidades e grupos sociais. Sendo assim, é necessário mensurar como a sua empresa contribuirá para o desenvolvimento da economia local, criação de empregos ou, até mesmo, a resolução de desafios sociais.

 

4- Conte com a ajuda de uma equipe capacitada e motivada

Além do modelo e plano de negócios, os avaliadores também analisam os profissionais que ajudam a construir a empresa. Por isso é importante criar uma equipe de colaboradores bem capacitados para suas funções e motivados, pois só desta forma o negócio consegue prosperar em meio aos desafios e oportunidades do mercado, garantindo a sustentabilidade do negócio.

 

5- Monte um pitch de vendas interessante e esteja preparado para apresentá-lo

Como os programas costumam ser muito disputados, alguns também solicitam apresentações pessoais sobre o negócio. Para isso é necessário a produção de um pitch de vendas que seja persuasivo, capaz de responder a todas as perguntas e que, ao mesmo tempo, transmita sua visão de negócios de forma clara.

 

Os processos de seleção são muito competitivos, portanto é necessário planejamento assertivo. As startups que seguirem esses passos certamente estarão melhor preparados para passar por todas as etapas de seleção e conquistar a aprovação. 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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