15/11/2023 às 11h22min - Atualizada em 16/11/2023 às 00h00min

Atletas do goalball e do halterofilismo do Time SP embarcam para o Parapan no Chile

No último domingo, viajaram competidores da natação e do tênis de mesa; delegação brasileira conta com 61 integrantes do Time SP no total

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/atletas-do-goalball-e-do-halterofilismo-do-time-sp-embarcam-para-o-parapan-no-chile/
Atletas em momento de embarque (Crédito: Alan Morici/CPB)

Os atletas do goalball e do halterofilismo do Time São Paulo Paralímpico, criado e patrocinado pelo Governo de São Paulo por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, embarcaram com destino a Santiago, no Chile, na segunda-feira (13), para a realização dos Jogos Parapan-Americanos que acontecem entre os dias 17 e 26 de novembro. No domingo (12), viajaram as equipes da natação e do tênis de mesa.

O Time SP é integrado por 106 atletas e, destes, 61 foram convocados para a competição continental – o que representa quase 60% de todo o time.

Representante da goalball no Time SP, o multicampeão Josemarcio da Silva Sousa é um dos atletas que viajaram ontem para brigar por medalhas no Chile. Josemarcio foi ouro no Campeonato das Américas em 2022, bicampeão nos Jogos Parapan-Americanos (Lima 2019 e Toronto 2015) e ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2020, entre outras conquistas. Também foram convocados os seguintes atletas da modalidade: Katia Aparecida Ferreira Silva, Leomon Moreno da Silva, Moniza Aparecida De Lima e Romario Diego Marques.

Já no halterofilismo, vale destacar a atleta Mariana Dandrea, que foi ouro na categoria até 79kg no Mundial de Dubai em 2023; ouro na Copa do Mundo de Dubai em 2022; ouro na categoria até 73kg nos Jogos Paralímpicos Tóquio em 2020; e ouro na etapa de Tbilisi da Copa do Mundo em 2021, entre outros pódios. Dandrea é atualmente a líder do ranking mundial e única representante do Time São Paulo em sua modalidade no Chile.

“A convocação de 60% do Time SP para um evento como o Parapan nos deixa muito felizes. Reflete a dedicação e o talento que nossos atletas possuem, todos os dias, para crescerem em suas modalidades. Agora, nosso papel é também ficar na torcida para que eles possam se superar e somar com as conquistas que o Brasil deve obter na competição internacional”, comenta o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

O Time SP fará a viagem para o Chile de forma fracionada. Já viajaram os atletas da natação, do tênis de mesa e agora do goalball e do halterofilismo. Na terça-feira (14), voam atletas da bocha, ciclismo e judô; na quarta-feira (15) viaja o atletismo; dia 17 o badminton; e o taekwondo vai no dia 18, sábado.

Ao todo, 322 atletas paralímpicos conquistaram vaga para compor a delegação brasileira nas mais diversas modalidades, como atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol de cegos, futebol PC (atletas com paralisia cerebral), goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tiro com arco, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.

Time SP
Criado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Time São Paulo Paralímpico 2023 conta com R$ 6 milhões de investimento da SEDPcD direcionados a 106 atletas de 14 modalidades, que têm representado o Estado e o País em campeonatos nacionais e mundiais ao longo do ano.

Confira aqui a lista completa dos convocados para o Parapan.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Atletas do goalball e do halterofilismo do Time SP embarcam para o Parapan no Chile apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.