16/11/2023 às 18h22min - Atualizada em 17/11/2023 às 00h00min

Time SP Paralímpico estreia nos Jogos Parapan-Americanos do Chile nesta sexta-feira

Os Jogos começam se enceram em 26 de novembro, ao todo são 324 atletas paralímpicos de nove modalidades da delegação brasileira

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/time-sp-paralimpico-estreia-nos-jogos-parapan-americanos-do-chile-nesta-sexta-feira/

Mais da metade dos atletas que integram o Time São Paulo Paralímpico vão disputar os Jogos Parapan-Americanos que começam nesta sexta-feira (17) em Santiago, no Chile, e se encerram em 26 de novembro. Dos 106 atletas que compõem o Time SP, 61 foram convocados para formar a delegação brasileira que conta, ao todo, com 324 atletas paralímpicos de 17 modalidades para representar o Brasil na capital chilena.

Criado e patrocinado pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Time SP conta com R$ 6 milhões de investimento da SEDPcD direcionados a 106 atletas de 14 modalidades, que têm representado o Estado e o País em campeonatos nacionais e mundiais ao longo do ano.

As modalidades que serão disputadas pelos atletas brasileiros no Parapan serão as de atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol PC (para pessoas com paralisia cerebral), futebol de cegos, goalball, judô, halterofilismo, natação, rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro com arco e tiro esportivo. Pelo Time SP, serão nove: atletismo, bocha, ciclismo, goalball, halterofilismo, judô, natação, taekwondo e tênis de mesa.

Nesta edição do Parapan, 33 países participam dos Jogos. Na última edição em Lima, em 2019, o Brasil conquistou a primeira posição do quadro de medalhas ao alcançar a marca inédita de 308 medalhas, sendo 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Nas três edições anteriores a esta – Toronto, em 2015; Guadalajara, em 2011; e Rio, em 2007 -; os atletas brasileiros também conquistaram a primeira posição do quadro de medalhas. Portanto, o Brasil lidera o quadro de medalhas desde a edição do Rio, em 2007.

Confira abaixo os atletas do Time SP convocados:

Ciclismo: André Luiz Grizante, Lauro Cesar Moro Chaman, Mariana Garcia e Sabrina Custodia Da Silva.

Goalball: Josemarcio Da Silva Sousa, Katia Aparecida Ferreira Silva, Leomon Moreno da Silva, Moniza Aparecida De Lima e Romario Diego Marques.

Halterofilismo: Mariana Dandrea.

Judô: Elielton Lira de Oliveira, Giulia dos Santos Pereira, Harlley Damião Pereira Arruda, Lucia da Silva Teixeira Araujo e Rebeca de Souza Silva.

Taekwondo: Nathan Cesar Sodario Torquato.

Tênis de Mesa: Catia Cristina da Silva Oliveira, Danielle Rauen, Israel Pereira Stroh, Jennyfer Marques Parinos, Joyce Fernanda de Oliveira, Lucas Carvalhal Arabian, Marliane Amaral Santos, Paulo Sergio Salmin Filho.

Atletismo: Alessandro Rodrigo da Silva, Aline dos Santos Rocha, Christian Gabriel Luiz da Costa, Claudiney Batista dos Santos, Cristian Westemaier Ribera, Daniel Mendes da Silva, Daniel Tavares Martins, Elizabeth Rodrigues Gomes, Jardenia Felix Barbosa da Silva, Jerusa Geber dos Santos, Julio Cesar Agripino dos Santos, Lorena Silva Spoladore, Marcelly Vitoria Pedroso, Marco Aurélio Lima Borges, Matheus de Lima, Paulo Henrique Andrade dos Reis, Raissa Rocha Machado, Rayane Soares da Silva, Samuel Oliveira Conceição, Silvania Costa de Oliveira e Thiago Paulino dos Santos.

Bocha: Evani Soares da Silva Calado, Evelyn Vieira de Oliveira e Maciel de Sousa Santos.

Natação: Ana Karolina Soares de Oliveira, Andrey Ribeiro Woyczak Madeira, Cecilia Kethlen Jeronimo de Araujo, Edênia Nogueira Garcia, Esthefany de Oliveira Rodrigues, Gabriel Cristiano Silva de Souza, José Ronaldo da Silva, Lucas Lamente Mozela, Lucilene da Silva Sousa, Phelipe Andrews Melo Rodrigues, Raquel Viel, Roberto Alcalde Rodriguez e Talisson Henrique Glock.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Time SP Paralímpico estreia nos Jogos Parapan-Americanos do Chile nesta sexta-feira apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://expressorj.com.br/.