Ong Ecoanzol realiza Conferência Norte e Noroeste Fluminense de Gestão Territorial Sustentável.

Por Jornal Expresso 21/03/2017 - 16:16 hs

O Programa de Gestação Territorial Sustentável “ Olhos d´Água,  será um dos assuntos a ser abordado  na Conferência Norte e Noroeste Fluminense de Gestão Territorial Sustentável, que acontece dia 06 de abril, a partir das 9h, na sede do Instituto Federal Fluminense, em Itaperuna. O evento vai reunir representantes de 24 municípios da região Norte e Noroeste, incluindo Santa Maria Madalena e Trajano de Moraes.   O objetivo da Ong Ecoanzol  é buscar apoio e sensibilizar os representantes municipais da importância de  preservação ambiental, com foco nos recursos hídricos destacou a presidente da Ong Ecoanzol, Luiza Salles
A Ong Ecoanzol já vem desenvolvendo de forma pioneira no Estado do Rio de Janeiro, o  projeto   - Pagamento por Serviços Ambientais ( PSA) " Olhos d' Água," no município de Carapebus, que tem como meta envolver a comunidade no processo de  recuperação do meio ambiente.  Paralelamente a Conferência  estará acontecendo a Mostra Fotográfica, organizada pelo Observatório Soberania Ambiental que em vai  focar no tema “ Águas, Fonte de Vida
_ Acreditamos ser possível desenvolver o território com responsabilidade social, equidade ambiental, viabilidade econômica e respeito as nossas tradições culturais. Nesse ideal propomos a mobilização de todos os fatores sociais para a construção de uma relação saudável com o ambiente. Sem desconsiderar a geração de renda em suas múltiplas formas, seja formal ou alternativa, frizou Luiza Salles.
PRÉVIAS - Todas essas propostas de trabalhos estão sendo apresentadas em reuniões prévias aos representantes do poder público. A Ong Ecoanzol já realizou reunião em 24 municípios da região Norte e Noreste do Estado, como Carapebus, São João da Barra, São Fidelis, Cardoso Moreira, Cambuci, Aperibé, Miracema, Natividade, Porciúncula  e agora em Itaperuna.  Os municípios estão sendo convidados a assinar um protocolo de intenção, para participação e colaboração nas ações do programa em prol ao desenvolvimento sustentável.
SEMINÁRIO- Em Junho, mês que  comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Ong Ecoanzol estará realizando entre os dias 13 a 15, o Seminário  Regional de Gestão Territorial Sustentável, em Campos dos Goytacazes. Durante o evento serão realizadas palestras, mostrando que com planejamento e respeito  natureza, pode render bons frutos para a economia de uma cidade.